Antibióticos ligados a maior risco de mortalidade em pessoas com diabetes tipo 1

7 de Agosto 2020

Os resultados de um estudo publicado no jornal Internam Medicine sugerem que infeções bacterianas podem elevar o risco de doença cardíaca coronária em indivíduos com diabetes do tipo 1.

Entre 3781 indivíduos com diabetes do tipo 1, 370 desenvolvera, doença cardíaca coronária ao longo de um seguimento de 13,7 anos. A compra de antibióticos, que refletem as infeções bacterianas em cuidados ambulatórios, foram um fator de risco significativo para a doença cardíaca coronária, com 21% de risco acrescido para cada compra de antibiótico.

Um elevado nível de lipolissacarídeos bacterianos (grandes moléculas derivadas da camada exterior de bactérias gram-negativas) foi também um fator de risco para a doença cardíaca coronária.

“Em termos gerais, o estudo demonstra como as infeções se associam com o desenvolvimento de complicações diabéticas tardias e talvez até mais importante, como as infeções se associam com o desenvolvimento da doença cardíaca coronária, já que a última relação tem sido discutida nos últimos anos”, disse o principal autor Johan Rasmus Simonses, médico no Instituto de Investigação de Folkhälsan, na Finlândia. “Interessantemente, no nosso estudo esta associação à incidência da doença cardíaca coronária foi observada especificamente com a compra de antibióticos, tornando as potenciais pato-fisiologias em mecanismos por trás desta descoberta intrigantes e dependentes de estudos futuros”.

NH/HN/João Daniel Ruas Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights