Os dois grupos criaram uma empresa para projetos hospitalares na Arábia Saudita, a HGHS – Haif Global Healthcare Servisses, que vai iniciar a fase de estudos do novo hospital no último trimestre deste ano, numa operação que ronda os 130 milhões de euros, revelou a empresa portuguesa em comunicado hoje divulgado.
“IGHS participa societariamente, com a Saudita Haif Holding, num novo Grupo Hospitalar”, explica o grupo sediado em Coimbra, adiantando que a HGHS já celebrou o contrato, o primeiro da nova empresa, para conceber o projeto hospitalar para o centro da capital Riad, no Reino da Arábia Saudita.
A empresa de Coimbra diz ainda que assume na nova estrutura societária “toda a liderança operacional” relativa à conceção, desenvolvimento e gestão de novos projetos hospitalares, próprios ou de terceiros, competindo ao Grupo Haif a liderança estratégica e a definição de novos investimentos.
O presidente da IGHS, José Alexandre Cunha, precisou que a empresa fica com 45% de participação no projeto do novo grupo hospital.
A empresa diz liderar desde 2018 em Oman, um outro projeto com um investimento de 70 milhões de euros, para um hospital quase pronto a inaugurar, e que resulta de uma ‘joint-venture’ (parceria) formada pela Oman Brunei Investment Company, o Grupo Suhail Bahwan e a IGHS.
“A IGHS manterá o seu foco nas regiões onde já hoje conta com projetos próprios ou sob gestão, nomeadamente na designada zona da ‘Greater Bay Pearl River Delta’ (Cantão, Hong Kong e Macau), através da GloballMed, e na Região do Médio Oriente, através da Idealmed GHS, estando ainda a preparar a entrada no mercado externo em novos setores que estão diretamente relacionados com a prestação de serviços de saúde”, acrescentou ainda.
LUSA/HN
0 Comments