México cancela mundial de pentatlo moderno

28 de Setembro 2020

O Campeonato do Mundo de pentatlo moderno de 2020, previsto para decorrer de 30 de novembro a 8 de dezembro, no México, foi cancelado, devido à pandemia de Covid-19, foi esta segunda-feira anunciado pela federação internacional da modalidade (UIPM).

O Mundial de Cancun seria a primeira competição organizada pela UIPM a decorrer desde o início da pandemia de Covid-19, que provocou a suspensão de todas as provas desde março.

O campeonato foi entregue ao México em fevereiro, depois que ficou claro que as restrições impostas pela China no combate à covid-19 impediriam que este acontecesse em Xiamen, conforme planeado.

“Anunciamos esta decisão com o coração pesado. Seremos eternamente gratos à nossa comunidade dedicada ao pentatlo moderno e aos seus parceiros no México por entrarem como anfitriões do Mundial de 2020”, disse presidente da UIPM, Klaus Schormann.

O presidente da UIPM destacou o “esforço supremo” dos mexicanos na preparação do Mundial, sob rígidas medidas sanitárias para garantir a segurança dos atletas, mas “as muitas dificuldades e preocupações” levaram à decisão do seu cancelamento.

“O mundo inteiro continua a lutar contra a covid-19 e o desporto não é exceção. Mas devemos permanecer fortes, esperançosos e focados em que isso acabará passando. As nossas atividades voltarão quando chegar a hora certa”, adiantou Klaus Schormann.

A próxima competição UIPM será o Mundial2021 de juniores, no Egito, agendado para fevereiro e março, seguido pelo regresso da qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, remarcados para o verão de 2021.

O pentatlo moderno é uma modalidade olímpica que integra as disciplinas de hipismo, esgrima, natação, tiro e corrida.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 33 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights