O que se sabe e o que não se sabe sobre a infeção de Donald Trump

3 de Outubro 2020

Há ainda muitas perguntas por responder quando se trata de explicações oficiais sobre a infeção pelo novo coronavírus do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o seu tratamento.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany, disse que Trump só tinha sintomas ligeiros, e o seu médico disse que o Presidente estava fatigado.
O Presidente acabaria por ser enviado de helicóptero para o Hospital Militar Walter Reed, onde se esperava que ficasse alguns dias internado.

Eis o que sabemos e o que não sabemos:

QUEM INFETOU TRUMP?

Não se sabe, embora não faltem possíveis suspeitos. Trump, que normalmente evita usar máscaras, esteve esta semana com centenas, se não milhares de pessoas, ao viajar para um comício de campanha, no seu clube de golfe. Esteve no debate presidencial, em angariações de fundos e em reuniões com pessoas envolvidas na nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal.

A conselheira da Casa Branca Hope Hicks, entre os conselheiros mais próximos de Trump, adoeceu na quarta-feira infetada com covid-19 enquanto acompanhava Trump numa angariação de fundos no Minnesota, dizem as autoridades.

Não é claro se o seu caso está relacionado com o do Presidente. E o senador Mike Lee, que esteve na Casa Branca no fim de semana passado, anunciou na sexta-feira que o seu teste tinha dado positivo.

A Unidade Médica da Casa Branca deverá rastrear todos os contactos do líder norte-americano.

QUANDO É QUE TRUMP SOUBE QUE TINHA SIDO EXPOSTO?

Esta pergunta é importante para se saber se o Presidente continuou a participar nos seus eventos de campanha e noutras atividades agendadas apesar de saber que poderia estar a infetar outras pessoas, e para se saber se a Casa Branca foi suficientemente transparente sobre a doença de Trump.

Os funcionários da Casa Branca dizem ter tomado conhecimento dos resultados positivos do teste para o coronavírus de Hicks na quinta-feira, depois de Trump ter embarcado no helicóptero “Marine One” para uma angariação de fundos privada em Nova Jersey. Mas Trump prosseguiu com a viagem e a angariação de fundos. Disse à Fox News naquela noite que estava a ser testado.

Pouco antes das 01:00 de sexta-feira (hora de Washington), Trump ‘tuitou’ que ele e a primeira-dama, Melania Trump, tinham testado positivo.

QUE SINTOMAS É QUE DONALD TRUMP TEM?

A Casa Branca deu oficialmente poucos detalhes, apenas que o Presidente tinha febre e que estava fatigado.

COMO É QUE TRUMP ESTÁ A SER TRATADO?

O médico de Trump, Sean Conley, disse na sexta-feira que os médicos estavam a fornecer ao Presidente um ‘cocktail’ experimental de anticorpos: vitamina D; famotidina, que é tipicamente usada para tratar azia e refluxo ácido; a melatonina, auxiliar do sono, e uma aspirina.

Inicialmente Conley tinha informado que Trump planeava ficar na Casa Branca, mas depois esta anunciou no final da tarde de sexta-feira que Trump estaria a trabalhar a partir de “escritórios presidenciais” em Walter Reed.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This