Associação pede regras claras na realização de eventos de diversa natureza

28 de Outubro 2020

A Associação Portuguesa de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) manifestou esta quarta-feira apoio à realização de eventos desportivos, culturais ou institucionais, independentemente da sua dimensão, natureza e característica, com regras claras para todos.

“Queremos claramente afirmar, que apoiamos a organização e a realização de eventos; que a sua concretização tem de ser efetuada no estrito cumprimento das regras sanitárias, mas também no estrito cumprimento de todas as outras regras (que por estes dias não parecem ser uma prioridade): planeamento adequado, segurança, legalidade, gestão de risco, impacto ambiental, satisfação dos objetivos, entre outras”, refere em comunicado.

A APECATE recorda que o setor dos eventos é um dos que maior impacto negativo tem tido com a crise da Covid-19.

Desde que foi anunciado pelo Governo a abertura do setor a partir de 01 de junho, mediante determinados requisitos, a associação refere que tem vindo a trabalhar nas linhas de orientação para que essa abertura fosse possível no estrito cumprimento de regras que pudessem ser cumpridas por todos os agentes (organizadores clientes, parceiros, participantes).

“Por isso mesmo, elaborámos o Manual de Boas Práticas, dialogámos com a Secretaria de Estado, mas desde essa data, que aguardamos por um entendimento claro da DGS. Apesar de reivindicarmos orientações específicas e claras para o setor, o que tem ocorrido é uma análise casuística de situações, com orientações que divergem conforme a análise, a visibilidade política, social e o maior ou menor impacto que o evento em causa poderá suscitar”, lamenta.

A APECATE defende, ao inverso, que a aposta tem de estar do lado dos agentes e dos participantes, com regras claras, treinadas e assimiladas com o tempo que tudo o que é gestão de crise e gestão de risco envolve.

“Acreditamos que a abertura dos eventos desportivos, culturais, corporativos, com regras claras, aceitando e implementando as regras de conduta perante a situação provocada pela Covid-19, são a fórmula para incentivar o crescimento do setor e trazer mais confiança a clientes e participantes. Só a multiplicação de bons exemplos e a abordagem sem alarmismos dos mesmos, fará com que os eventos regressem em força”, refere a associação.

“Apoiamos as medidas do Turismo de Portugal e de outras entidades no reforço do posicionamento internacional de Portugal na captação de eventos, assim como nos encontramos a apresentar contributos para a mudança de paradigma nos fundos de captação de eventos, valorizando outras dimensões da nossa oferta que não apenas o número de dormidas”, acrescenta.

A APECATE defende assim a “emissão de regras claras, e a aposta clara na formação, educação e sensibilização de todos os envolvidos na organização, produção e participação nos eventos”.

“Só com a colaboração de todos, os riscos serão minimizados e os eventos poderão ocorrer de acordo com a nova situação”, afirma.

A associação termina dizendo que “continuará determinada e resiliente a apoiar” os associados na concretização dos seus projetos e no esclarecimento de questões que possam surgir no âmbito da atividade, acrescentando que combaterão “determinados, os que pretendem simplesmente difamar um setor que contribuiu nos últimos anos para o crescimento económico do país, para a sua afirmação internacional e que é responsável por milhares de postos de trabalho que estão neste momento em perigo”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights