Grécia anuncia confinamento parcial a partir de terça-feira

31 de Outubro 2020

O primeiro-ministro grego anunciou hoje um confinamento parcial a partir da próxima terça-feira para combater a segunda vaga de covid-19, que inclui um recolher obrigatório noturno e o encerramento de bares e restaurantes em várias cidades, como Atenas.

“Não é um confinamento como o que tivemos na primavera. As medidas vão começar às 06:00 locais [04:00 em Lisboa) de terça-feira e a circulação será interdita entre as 00:00 às 05:00 [locais]”, indiciou Kyriakos Mitsotakis, salientando ser necessário “agir já” para que as unidades de cuidados intensivas, atualmente sob pressão, possam ser aliviadas.

Numa mensagem ao país transmitida pela televisão grega, Mitsotakis adiantou que as escolas e o comércio continuarão abertos e que as medidas hoje anunciadas irão prolongar-se por um mês, de forma a tentar evitar que a pandemia afete o período natalício.

Insistindo na ideia de que é necessário “agir já”, face ao aumento do número de casos associados ao novo coronavírus nas últimas semanas, o chefe do executivo de Atenas alertou para o perigo de colapso das Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Face ao aumento de novos casos de covid-19, a Grécia impôs, na semana passada, um recolher obrigatório de 15 dias entre as 22:30 e as 03:00 em Atenas e Tessalónica, as duas principais cidades gregas, que congregam quase metade do total de 10,9 milhões de habitantes do país e que são também as mais afetadas pela pandemia.

Menos afetada que grande parte dos países europeus, a Grécia contabiliza mais de 37.000 casos desde o surgimento do primeiro infetado, em fins de fevereiro, tendo identificadas 620 mortes associadas à covid-19.

Mais de uma centena de pacientes está atualmente internada em UCI, cuja média de idades, segundo as autoridades sanitárias, ronda os 65 anos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 45,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This