Sobe para seis o total de mortes em surto no Hospital de Leiria

6 de Novembro 2020

O número de doentes que morreram infetados com Covid-19 na sequência do surto no Serviço de Medicina II do Hospital de Leiria aumentou para seis, disse esta sexta-feira fonte do Centro Hospitalar de Leiria, havendo ainda 12 utentes internados com a doença.

“No âmbito do surto na Medicina II, mantemos os números de profissionais infetados (15) e em isolamento (14), e temos 18 doentes, dos quais seis faleceram”, afirmou a mesma fonte.

No domingo, a instituição informou que 15 profissionais de saúde e 12 utentes daquele serviço estavam infetados com o novo coronavírus.

“Há um surto no Serviço de Medicina II do hospital e 15 profissionais de saúde e 12 utentes estão infetados”, declarou fonte hospitalar, esclarecendo então que a origem do surto e a cadeia de transmissão eram desconhecidas, mas estavam a ser averiguadas.

Já na quarta-feira, foi anunciado que três doentes internados naquele serviço morreram infetados com o novo coronavírus, num surto que tinha contagiado outros 16 utentes e 15 profissionais de saúde.

Estes três doentes tinham entre 74 e 90 anos, esclareceu a fonte.

O Centro Hospitalar de Leiria, que integra também os hospitais de Pombal e Alcobaça, suspendeu a entrada de acompanhantes, visitas e cuidadores até dia 14, justificando a decisão com o contexto da pandemia de Covid-19.

O conselho de administração determinou como exceção “a entrada de um acompanhante, no horário em vigor (24/24h)”, no Serviço de Pediatria, no Hospital de Santo André.

“Este acompanhante deve realizar teste SARS-CoV-2 e permanecer durante todo o período de internamento no CHL”, refere uma nota de imprensa da instituição divulgada no domingo, adiantando que na Urgência de Pediatria é igualmente autorizada apenas a entrada de um acompanhante.

Já na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais e Pediátricos, também no Hospital de Leiria, “é também permitida a visita do pai durante o horário em vigor para a Torre Poente (19:00 às 20:00, às terças e quintas-feiras)”.

Outra exceção é no Serviço de Urgência Ginecológica/Obstétrica, onde “é permitida a entrada de um acompanhante se a equipa clínica assim o entender, para o acompanhamento à grávida, sem possibilidade de troca”.

“Estão também suspensas todas as atividades com entidades externas ao CHL, assim como estágios, previstos iniciar a partir de 02 de novembro”, adianta o Centro Hospitalar.

Igualmente suspensa está a participação dos profissionais de saúde em cursos, seminários, encontros, jornadas ou ações de formação no estrangeiro, cerimónias religiosas nas capelas do CHL, consultas de preparação para o parto e o circuito de visita guiada pré-natal.

Portugal contabiliza pelo menos 2.740 mortos associados à Covid-19 em 161.350 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This