Surto com 15 trabalhadores imigrantes infetados em Alcácer do Sal

10 de Novembro 2020

Um surto com 15 trabalhadores imigrantes infetados pelo vírus que provoca a Covid-19 foi identificado numa exploração agrícola na freguesia da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal (Setúbal), revelou esta terça-feira a Autoridade de Saúde Pública local.

Os 15 infetados fazem parte de um grupo de 16 imigrantes, todos de nacionalidade nepalesa, que vivem juntos na mesma habitação e trabalham também juntos na mesma exploração agrícola, explicou à agência Lusa a delegada de saúde de Alcácer do Sal, Tamara Prokopenko.

“O primeiro caso foi detetado, no passado dia 0 de novembro, no Serviço de Urgência Básica (SUB) de Alcácer do Sal, quando um trabalhador apresentou sintomas e acusou positivo. Na sequência deste positivo identificámos os outros contactos e, no domingo, testámos 15 trabalhadores, dos quais 14 tiveram resultados positivos”, avançou.

O foco “está identificado” e os casos positivos “estão em confinamento obrigatório há vários dias”, indicou a delegada de saúde, que pediu o apoio da GNR “no sentido de fazer uma vigilância mais apertada ao grupo”.

“São trabalhadores que não falam inglês, nem português, o que dificulta muito a comunicação”, frisou.

A Autoridade de Saúde Pública local está em contacto com a entidade patronal “para decidir se a Medicina do Trabalho vai entrar em ação ou não”, mas está a ser orientada a resposta a dar aos restantes trabalhadores da empresa que “vivem numa outra casa”.

Além das autoridades de saúde, o grupo está a ser acompanhado pela empresa, que garante a alimentação e bens essenciais.

De acordo com a delegada de saúde de Alcácer do Sal, “nos próximos dias os testes de despiste da presença do vírus que provoca a doença Covid-19 vão ser alargados a pelo menos 30 pessoas” da mesma empresa.

O concelho de Alcácer do Sal regista 30 casos ativos de covid-19, 81 casos recuperados e um óbito, de acordo com dados epidemiológicos divulgados na segunda-feira pelo município.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.255.803 mortos em mais de 50,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.959 pessoas dos 183.420 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights