Logotipo

Infetados perto de 60 reclusos no Estabelecimento Prisional de Lisboa

12 de Novembro 2020

O Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) tem 59 reclusos e um guarda infetados com Covid-19, estando prevista a testagem de rastreio a todos os cerca de 900 detidos, informou esta quinta-feira a direção-geral dos serviços prisionais.

Em comunicado, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) refere que foram realizados testes aos reclusos internados nos serviços clínicos do EPL, tendo sido contabilizados seis positivos.

Posteriormente, em consonância com o plano de contingência foram também testados os cerca de 200 reclusos das alas H e C e dos cerca de 30 trabalhadores identificados que tiveram contactos suscetíveis de risco de contágio.

Os 172 resultados recebidos hoje de manhã mostram que há um trabalhador e 59 reclusos positivos à Covid-19, tendo sido determinado colocar em isolamento os detidos, quase todos assintomáticos, que serão acompanhados pelo pessoal clínico do EPL.

“Em articulação com as autoridades de saúde pública vai proceder-se à testagem de todos os reclusos do Estabelecimento Prisional de Lisboa (cerca de 900) e a nova testagem de todos os seus trabalhadores (cerca de 240)”, indica a nota.

As atividades de formação escolar e profissional e de trabalho, bem como as visitas, com exceção das dos advogados estão suspensas, porém, os reclusos continuam a poder fazer chamadas telefónicas e a usufruírem de “recreio a céu aberto”.

Num balanço feito na quinta-feira à agência Lusa, os serviços prisionais informaram que no sistema prisional foram detetados 248 casos de Covid-19, afetando 80 trabalhadores e 168 reclusos, dos quais 148 da cadeia feminina de Tires.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fnam lança petição para reconhecer a profissão de médico como de desgaste rápido

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) vai lançar este mês uma petição para que a profissão de médico seja reconhecida como de desgaste rápido, avançou hoje à Lusa a presidente, Joana Bordalo e Sá. Segundo a dirigente, a petição será lançada até ao final de julho para que, depois de recolhidas as assinaturas suficientes, seja discutida na Assembleia da República.

Nova molécula pode explicar perda muscular em diabéticos tipo 2

Investigadores do Karolinska Institutet identificaram a molécula TMEM9B-AS1, um RNA não codificante cuja redução nos músculos de diabéticos tipo 2 pode explicar a perda muscular e fraqueza associadas à doença. Estudo internacional publicado em julho.

IA revela como enzima do Alzheimer reconhece proteínas

Investigadores da LMU, TUM e DZNE, usando inteligência artificial e um método inovador, revelaram como a enzima γ-secretase reconhece as suas proteínas-alvo, um avanço crucial para a investigação do Alzheimer e do cancro.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights