PIB do Reino Unido sobe 15,5% em cadeia no terceiro trimestre e cai 9,6% em termos homólogos

12 de Novembro 2020

O Produto Interno Bruto (PIB) britânico cresceu 15,5% em cadeia, no terceiro trimestre, tirando o país tecnicamente da recessão, e caiu 9,6% em termos homólogos, informou esta quinta-feira o National Statistics Office (ONS).

Enquanto este número reflete uma recuperação da atividade económica no Reino Unido, o PIB está 9,7% abaixo do nível registado no final de 2019, disse o instituto de estatística britânico.

Segundo o ONS, vários setores receberam um impulso, incluindo o da construção.

O setor dos serviços, considerado o pulmão económico do país, subiu 14,2% no terceiro trimestre, enquanto que o da indústria aumentou 14,3% e a construção civil 41,7%, disse o ONS.

Contudo, os níveis de atividade nestes setores estão abaixo dos observados antes do surto da pandemia no início do ano, que forçou o Governo a decretar um encerramento a nível nacional em março para conter a propagação da Covid-19.

O aumento no setor dos serviços deveu-se em grande parte a melhorias no comércio por grosso e a retalho, bem como na reparação de veículos e motociclos, de acordo com a ONS.

O Reino Unido emergiu tecnicamente da recessão em que tinha entrado em agosto ao registar dois trimestres consecutivos de contração económica devido ao impacto da pandemia em todos os setores.

O diretor-adjunto de Estatística do ONS, Jonathan Athow, disse hoje que, “enquanto os principais setores da economia continuam a recuperar, o ritmo de crescimento abrandou novamente, uma vez que a economia permanece muito abaixo dos níveis pré-pandemia”.

“O regresso das crianças à escola impulsionou a atividade no setor da educação. A construção também continuou a recuperar à medida que a atividade melhorou para advogados e economistas após um agosto fraco”, acrescentou Athow.

Apesar das boas notícias de hoje, os analistas advertiram que é provável que o PIB volte a cair nos últimos três meses do ano devido às medidas restritivas em diferentes partes do Reino Unido para conter a segunda vaga da Covid-19.

O segundo confinamento em Inglaterra começou no dia 05 de novembro e irá durar até 02 de dezembro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights