Infetados 33 profissionais em Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano

17 de Novembro 2020

Mais sete profissionais da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) estão infetados pelo novo coronavírus, aumentado para 33 o total de infeções confirmadas, disse esta terça-feira fonte hospitalar à agência Lusa.

O porta-voz da ULSNA, Ilídio Pinto Cardoso, explicou que as cirurgias programadas nos hospitais de Portalegre e Elvas estão “suspensas” para testagem dos profissionais, ao passo que as cirurgias de trauma [urgências] e oncologia estão em “funcionamento”.

A ULSNA gere os hospitais de Portalegre e Elvas e 16 centros de saúde nos 15 concelhos que compõem o distrito de Portalegre.

Na quinta-feira, a unidade funcional de Gastroenterologia do hospital de Portalegre encerrou, após terem sido detetados quatro casos ativos da Covid-19 entre colaboradores desta área e dos serviços de consultas externas.

O gabinete de comunicação da ULSNA explicava, em comunicado, que o serviço de saúde ocupacional estava a proceder, em conjunto com os serviços afetados e com a unidade de saúde pública, à investigação epidemiológica e à realização de testes de rastreio “sempre que necessário” aos colaboradores e utentes.

De acordo com o relatório publicado hoje pela ULSNA na sua página na Internet, o distrito de Portalegre conta com um total de oito mortes associadas à Covid-19 desde o início da pandemia.

No documento é referido que o distrito de Portalegre registava 374 casos ativos, sendo a lista liderada pelo concelho de Portalegre, com 183 casos. Seguem-se Elvas, com 40 casos ativos, Nisa (28), Campo Maior (26), Ponte de Sor (20), Arronches (19) e Crato (15).

Os concelhos do Gavião e Monforte apresentam nove casos ativos cada, Avis seis, Alter do Chão e Marvão cinco casos cada, Fronteira quatro e Sousel três casos ativos.

O concelho de Castelo de Vide não apresenta hoje qualquer caso ativo.

No mesmo relatório, a ULSNA indica que foram feitos até hoje 24.422 testes de diagnóstico no distrito de Portalegre.

Portugal contabiliza pelo menos 3.553 mortos associados à Covid-19 em 230.124 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

EUA vão restringir acesso a vacinas contra covid-19

Os Estados Unidos vão restringir o acesso às vacinas contra a covid-19, recomendando-as a partir de agora apenas a pessoas com 65 anos ou mais ou pessoas em situação de risco, anunciaram hoje dois responsáveis.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights