Dinamarca vai adotar novas medidas de restrições

7 de Dezembro 2020

A Dinamarca anuncia na segunda-feira novas medidas de restrição face ao alto nível da epidemia da Covid-19, anunciou esta segunda-feira a primeira-ministra Mette Frederiksen, ao referir-se a um projeto de “semi-confinamento dirigido” nas três maiores cidades do país.

“Na base das recomendações que recebemos das autoridades, preparámos no decurso do fim de semana um semi-confinamento”, indicou a chefe do Governo numa comunicação vídeo transmitida nas redes sociais.

Estas medidas devem abranger as zonas mais atingidas do país escandinavo, onde de incluem Copenhaga e diversos municípios dos arredores, e ainda das outras maiores cidades de Dinamarca, Aarhus (oeste) e Odense (centro).

“Devemos conseguir vencer a infeção antes do Natal”, afirmou Frederiksen, quando a Dinamarca anunciou hoje um recorde diário de 1.745 novos casos em 24 horas.

As medidas, que não foram precisadas, serão apresentadas detalhadamente na segunda-feira em conferência de imprensa.

A Dinamarca, que não está a conseguir infletir o número de casos, já anunciou na terça-feira medidas de contenção às atividades extraescolares e apelou ainda à ampliação do teletrabalho na região de Copenhaga, para tentar conter os contágios.

Estas medidas seguem-se a uma primeira série de restrições adotadas no final de outubro na sequência de uma segunda vaga de infeções que atingiu a Europa.

No total, a Dinamarca (à exceção dos seus territórios autónomos da Gronelândia e ilhas Faroé, onde ainda não ocorreu qualquer falecimento), registou cerca de 90 mil infeções e 885 mortos para 5,8 milhões de habitantes desde o início da crise, incluindo-se entre os países europeus com resultados mais positivos.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.529.324 mortos resultantes de mais de 66,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This