Câmara da Lousã prolonga isenção de taxas até final de 2021

10 de Dezembro 2020

O município da Lousã vai prolongar até final de 2021 as isenções de pagamento da ocupação de terrados na feira e bancas no mercado, além das taxas pelo licenciamento de esplanadas e publicidade, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a autarquia, no distrito de Coimbra, informa que a prorrogação das isenções foi aprovada por unanimidade em reunião do executivo realizada na quarta-feira.

Tomadas há alguns meses, para “dar a melhor resposta aos impactos da pandemia” da Covid-19, estas medidas “significam uma redução de receita da autarquia na ordem dos 30 mil euros”.

No âmbito de “um plano mais alargado”, outras medidas serão definidas pela Câmara Municipal, a fim de serem “lançadas durante os próximos meses”.

“No que se refere à isenção de taxas pela ocupação de terrados na feira semanal e de bancas no Mercado Municipal, a medida tem como objetivo apoiar os vendedores itinerantes e os pequenos produtores que desempenham um papel importante, nomeadamente nos desígnios da economia circular”, salienta a nota.

Já no caso das esplanadas, segundo o executivo presidido por Luís Antunes, “a medida tem como objetivo, para além de apoiar a recuperação e revitalização da economia local, aumentar a segurança de operadores e munícipes, permitindo que os operadores económicos possam privilegiar a utilização de espaços destinados aos clientes em áreas exteriores”.

“A criação dos novos espaços de esplanada carece de comunicação e validação prévia da autarquia, através de um procedimento extraordinário e simplificado, devendo os interessados efetuar o pedido através do ‘email’ balcao.unico@cm-lousa.pt, ou presencialmente neste serviço”, refere.

A autarquia adianta que “o alargamento dos espaços existentes ou a instalação de novas esplanadas deve assegurar, entre outras, as condições de segurança para os utilizadores, passagem de viaturas de emergência, bem como a circulação de peões, nomeadamente de pessoas com mobilidade condicionada”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights