Colômbia aprova lei que garante acesso universal e gratuito a vacinas

10 de Dezembro 2020

A Colômbia aprovou na quarta-feira uma lei que garante o acesso universal e gratuito à vacinação contra a Covid-19 "para todos os colombianos", a partir de 2021.

De acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP), o diploma, assinado pelo Presidente, Iván Duque, e aprovado pelo Congresso, autoriza igualmente o Governo a negociar parcerias multilaterais para obter as vacinas.

No final de novembro, o Ministério da Saúde colombiano anunciou que o país garantiu a obtenção de 20 milhões de doses, graças ao programa internacional Covax, criado, entre outros, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de assegurar o acesso equitativo às vacinas contra a Covid-19.

A campanha de vacinação poderá arrancar no primeiro trimestre de 2021, tendo como prioridade trabalhadores do setor da saúde e outras pessoas de risco, com doenças como diabetes, problemas cardiovasculares ou renais ou com mais de 60 anos.

A Colômbia, quarta economia da América latina, detetou o primeiro caso do novo coronavírus a 06 de março, tendo imposto um confinamento rigoroso a partir de 25 desse mês.

Desde 01 de setembro, o país, com 50 milhões de habitantes, apostou numa estratégia de responsabilização individual que passa pelo uso generalizado de máscaras em locais públicos.

A Colômbia contabilizou mais de 1,3 milhões de casos e 38.308 mortos desde o início da pandemia.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.557.814 mortos resultantes de mais de 68,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Axel Cleeremans sobre o tema do 14º Simpósio da Fundação BIAL: “ A criatividade está na origem de todas as grandes realizações humanas”

No âmbito do 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, que vai ter lugar entre os dias 3 e 6 de abril de 2024, na Casa do Médico, no Porto, o presidente da Comissão Organizadora destacou a abordagem interdisciplinar ao tema criatividade, com perspetivas de psicólogos, filósofos, neurocientistas e artistas. Em entrevista ao nosso jornal, o responsável sublinhou que “a combinação de excelentes oradores e temas inovadores” tem contribuído “para o elevado nível científico e o merecido sucesso que os nossos simpósios têm alcançado até à data”. Em janeiro serão divulgados, nos canais da Fundação (website e redes sociais), o programa completo do simpósio e informações sobre as inscrições.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights