Von der Leyen anuncia que Bruxelas vai apoiar investimento da educação nas competências digitais

10 de Dezembro 2020

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou esta quinta-feira que Bruxelas vai apoiar a comunidade escolar da União Europeia (UE) a aumentar as competências digitais, em linha com Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027.

“A Comissão Europeia vai apoiar professores e alunos a aumentar competências a nível digital”, disse a líder do executivo europeu, numa mensagem com que hoje abriu a III Cimeira Europeia da Educação, em formato de videoconferência.

Ursula von der Leyen salientou também que a pandemia da Covid-19 obrigou professores a alunos a adotarem formatos digitais, saudando os primeiros que “com o seu esforço, conseguiram manter alguma normalidade no ensino”.

“É admirável como professores, alunos e escolas cooperaram nestes tempos de coronavírus, é a resiliência no seu melhor e um exemplo a seguir”, destacou ainda.

A aposta no digital é uma prioridade de Bruxelas, acrescentou ainda, salientando ainda assim que o ensino à distância não substitui o contacto pessoal.

“As tecnologias digitais são fundamentais para o futuro, mas não são o futuro”, lembrou Von der Leyen.

O Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027) define a visão da Comissão Europeia para uma educação digital de elevada qualidade, inclusiva e acessível na Europa, nomeadamente com o reforço das competências e aptidões digitais.

A cimeira, em que participam os ministros da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, visa debater a importância da transformação digital dos sistemas educativos europeus para o contexto pós Covid-19.

Segundo Bruxelas, a pandemia da Covid-19 está a provocar uma transição sem precedentes para a aprendizagem em linha e para a utilização das tecnologias digitais, sendo que muitos agregados domésticos de baixos rendimentos não têm acesso a computadores, e o acesso a Internet de banda larga varia muito em toda a UE em função do rendimento das famílias.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights