“Hoje há 18 novos casos positivos a reportar, pelo que a RAM passa a contabilizar 1.039 casos confirmados até agora de Covid-19 no território regional, tratando-se de cinco casos importados (três provenientes do Reino Unido, um da Polónia e um da Região de Lisboa e Vale do Tejo) e 13 casos de transmissão local”, refere o boletim da DRS sobre a situação epidemiológica da pandemia na região.
A RAM contabilizou até hoje um total de cinco óbitos associados à covid-19.
Sobre os casos confirmados este domingo, este organismo assinala que dois casos são profissionais com atividade em estabelecimentos de ensino nos concelhos de Machico e do Funchal, e outros dois casos são um doente hospitalizado identificado no âmbito do rastreio intra-hospitalar e um estudante do ensino superior com atividade clínica formativa num hospital local.
A DRS revela ainda um caso de um profissional das forças de segurança.
Houve mais oito casos recuperados a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 752 casos recuperados de Covid-19 e 282 casos ativos, sendo 32 são não-residentes e 250 residentes na RAM.
Do total de casos ativos, 12 pessoas encontram-se hoje internadas, nove na Unidade Polivalente e três na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à Covid-19.
Quanto à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 1.807 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.
No que respeita à vigilância de viajantes, 9.681 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.
A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.605.583 mortos resultantes de mais de 71,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 5.559 pessoas dos 348.744 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
LUSA/HN
0 Comments