Santa Casa da Misericórdia de Lisboa formaliza compra do Hospital da Cruz Vermelha

14 de Dezembro 2020

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa passou hoje a deter a maioria (54,9%) do capital da Sociedade Gestora do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, depois da formalização da aquisição já anunciada.

A Santa Casa comprou a totalidade do capital da Cruz Vermelha naquela instituição, no âmbito de um processo negocial que “cria as condições necessárias para o reforço da missão daquele prestigiado hospital no sistema de saúde português”, refere um comunicado conjunto.

As entidades subscritoras afirmaram que a transação teve em conta “a responsabilidade pela recapitalização da Sociedade Gestora do HCV”, bem como o desenvolvimento a curto prazo de um programa de reestruturação da atividade operacional, que será assumida pela Santa Casa, na qualidade de acionista maioritária.

O Hospital da Cruz Vermelha (HCV) vai manter o seu nome e identidade, assim como toda a atividade clínica, estando previsto “um reforço da sua intervenção no âmbito do terceiro setor”, em linha com a intervenção da Santa Casa na área da saúde.

Na próxima assembleia geral do HCV, marcada para quarta-feira, serão eleitos os novos corpos sociais do hospital e, nesse mesmo dia, os elementos nomeados pela Santa Casa iniciarão as funções de gestão.

Numa segunda fase, está prevista a aquisição, também por parte da Santa Casa, das restantes ações do capital social da Sociedade Gestora do HCV, detidas pela Parpública.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Cruz Vermelha Portuguesa e a Parpública congratulam-se, no documento, com a solução encontrada.

Defendem que assim se “robustecerá o HCV”, para disponibilizar, “ainda mais e melhor as suas inúmeras valências e serviço de excelência à comunidade”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights