Surto em lar de freguesia rural de Avis regista 13 infetados e um óbito

16 de Dezembro 2020

Um surto de covid-19 num lar de uma freguesia rural do concelho de Avis (Portalegre) já infetou, pelo menos, 13 utentes e funcionários, registando-se hoje a primeira vítima mortal, disse à agência Lusa fonte do município.

“O utente do lar de São Saturnino de Valongo que faleceu estava internado no hospital de Portalegre, tinha 91 anos”, lamentou o presidente do município, Nuno Silva.

De acordo com o autarca, estão infetados “nove utentes e quatro funcionários”, num universo de 32 utentes (contando com os utentes do apoio domiciliário) e cerca de 16 funcionários.

“Este surto surgiu no início do mês”, indicou.

“A Câmara de Avis está a acompanhar esta situação, estamos a articular com as diversas entidades para encontrar soluções e eliminar o problema”, acrescentou.

De acordo com o relatório publicado hoje pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), o distrito de Portalegre conta com um total de 41 mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia.

No documento é referido que o distrito regista 546 casos ativos, 1.103 casos recuperados e 29 pessoas internadas nas unidades hospitalares da região.

A lista de casos ativos é liderada pelo concelho de Portalegre, com 165 casos. Seguem-se Marvão, com 76 casos ativos, Castelo de Vide (51), Nisa (43), Crato (39), Gavião (38), Alter do Chão (36), Elvas (23), Campo Maior (19), Monforte (16) e Ponte de Sor (15).

Os concelhos de Arronches e Avis surgem com oito casos ativos cada, Fronteira com sete e o concelho de Sousel não apresenta hoje qualquer caso ativo.

A ULSNA, que sublinha que os dados correspondem ao apuramento das últimas 24 horas e que os mesmos são correspondentes aos apurados por laboratórios públicos, indica ainda que foram feitos até hoje 33.779 testes de diagnóstico no distrito.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Renato Nunes: “A Reabilitação Deve Estar na Primeira Linha dos Cuidados de Saúde”

Em entrevista ao HealthNews, Renato Nunes, médico fisiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, partilha a sua perspetiva sobre o Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é “Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança”. Renato Nunes aborda a importância da reabilitação médica na promoção do bem-estar e na qualidade de vida dos doentes, destacando a necessidade de uma abordagem integral e atempada nos cuidados de saúde, explorando o papel da reabilitação na recuperação, os desafios enfrentados pelos serviços de saúde e a relevância de políticas públicas que valorizem esta área essencial da medicina.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights