Aumentam mortes por overdose de opiáceos por causa da pandemia no Canadá

17 de Dezembro 2020

A pandemia de Covid-19 agravou a crise da overdose no Canadá, com o país a registar um valor máximo de 1.628 mortes relacionadas com opiáceos entre abril e junho, segundo um relatório governamental esta quinta-feira divulgado.

De acordo com o relatório, estes números são os mais elevados registados num único trimestre desde o início da vigilância nacional em 2016 deste problema de saúde pública.

O número de mortes no segundo trimestre aumentou 58% em relação aos três primeiros meses do ano e 54% comparativamente ao mesmo período de 2019, segundo o relatório de um comité de representantes do Governo federal, províncias e territórios.

Estes dados “fornecem uma visão geral dos efeitos graves e crescentes da pandemia Covid-19 sobre a crise da overdose”, refere o documento citado pela agência de notícias France Press (APF).

Os autores do documento recordam que, antes do início da pandemia, em meados de março, o Canadá estava a observar “os primeiros sinais encorajadores de uma diminuição das mortes relacionadas com a toxicidade dos opiáceos em algumas regiões”.

De janeiro a junho, o Canadá registou 2.670 mortes, envolvendo em 75% dos casos fentanil, um analgésico que se tornou uma droga letal.

Estimulantes como a cocaína ou a metanfetamina também estiveram implicados em metade de todas as mortes.

“Infelizmente, as novas previsões divulgadas hoje pela Agência de Saúde Pública do Canadá sugerem que estes números continuarão elevados nos próximos meses”, sublinha o relatório.

Estimativas do comité apontam que, entre janeiro de 2016 e junho de 2020, a crise dos opiáceos terá matado mais de 17.600 pessoas no Canadá.

Em resposta a este agravamento da crise, o Governo canadiano criou recentemente um fundo de emergência no valor de 300 milhões de dólares (193 milhões de euros) para apoiar os sistemas de saúde provinciais e territoriais no tratamento das vítimas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sindicato de Enfermeiros anuncia adesão à greve geral

Os enfermeiros vão aderir à greve geral em 11 de dezembro, em protesto contra o Acordo Coletivo de trabalho proposto pela tutela e o Pacote Laboral, que dizem precarizar contratos e retirar benefícios, anunciou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

FNAM critica mudança do conceito de SNS e adere à greve geral de 11 de dezembro

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) realizou o seu XIV Congresso em Viana do Castelo, nos dias 15 e 16 de novembro, reunindo mais de uma centena de participantes. Durante o encontro, foram debatidas e reafirmadas as prioridades estratégicas para a defesa da carreira médica e para a preservação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, universal, de qualidade e próximo da população. 

Novembro azul: AFP incentiva homens a cuidar da saúde

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) assinala hoje, 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata com o lançamento da campanha “novembro azul”, centrada numa mensagem clara e mobilizadora dirigida aos homens: “Ser forte é cuidar de si”.

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights