Extinto surto que infetou mais de 100 pessoas no Lar Major Rato em Castelo Branco

29 de Dezembro 2020

O surto da infeção provocada pelo SARS-CoV-2 no Lar Major Rato, em Alcains, que chegou a ter 112 pessoas infetadas, entre utentes e funcionários, foi considerado extinto, disse esta terça-feira o presidente do município de Castelo Branco.

“Hoje é um dia feliz para todos nós, para a comunidade e para o Lar major Rato. Hoje o lar está livre da Covid-19. O vírus entrou de uma forma catastrófica no lar e a dada altura quase todos os idosos estiveram infetados”, afirmou o presidente da Câmara de Castelo Branco, José Augusto Alves.

O autarca falava numa conferência de imprensa realizada nas instalações do próprio Lar Major Rato, onde estiveram também presentes a diretora clínica da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), Eugénia André, e o presidente da direção do lar, Armando Pereira.

O responsável realçou a preocupação que o surto provocado pela infeção de SARS-CoV-2 causou naquela instituição particular de solidariedade social (IPSS), visto tratar-se de “um lar com grande dimensão e que constituía um problema para todos”.

O surto, detetado no Lar Major Rato no dia 28 de novembro, atingiu o pico infetando um total de 91 utentes e 21 funcionários, de um total de 106 utentes e 69 funcionários.

Segundo a diretora clínica da ULSCB, Eugénia André, durante este período, morreram 12 idosos do lar, sendo que 10 estavam infetados pela Covid-19 e dois eram negativos.

A clínica explicou ainda que a maioria dos óbitos dizem respeito a idosos acamados e que tinham associadas outras patologias.

Eugénia André referiu que na área de intervenção da ULSCB – concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão – existem 458 casos com resultado positivo de infeção pelo novo coronavírus.

Do total de infetados na região, 216 registam-se em Castelo Branco, 70 em Idanha-a-Nova, 10 em Vila Velha de Ródão, dois em Proença-a-Nova, 49 na Sertã, sete em Vila de Rei, 91 em Penamacor e 13 em Oleiros.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights