Doentes internados com Covid-19 acompanhados a partir de casa através de monitorização remota

30 de Dezembro 2020

O Hospital Garcia de Orta acaba de anuncia que doentes internados no domicílio recebem acompanhamento médico através de um sistema de monitorização remota, incluindo doentes infetados com Covid-19.

De acordo com o Hospital de Almada, o principal objetivo é “que todos os doentes em hospitalização domiciliária possam ser monitorizados remotamente em simultâneo”. A iniciativa “permite uma gestão mais eficiente de rotas, privilegiando as deslocações essenciais, para rentabilizar os recursos humanos sem colocar em causa a qualidade da prestação de cuidados de saúde.”

Aos pacientes é disponibilizado um kit de equipamento com diversos aparelhos que permitem medir a pressão arterial, a frequência cardíaca e os níveis de oxigénio; um sensor de temperatura; um glicómetro; uma balança (para aferir o peso, a massa corporal e a quantidade de água no corpo); um sensor de queda e botão de pânico com GPS; e um tablet para a realização de videochamadas.

Para o hospital o acompanhamento médico à distância teve um papel essencial no contexto de pandemia, “na medida em que permite ao HGO fazer o acompanhamento dos doentes Covid-19 positivos, reduzindo a possibilidade de contágio e aumentando a segurança de todos os intervenientes.”

Pioneira em Portugal, a Unidade de Hospitalização Domiciliária é composta por uma equipa multidisciplinar de 19 profissionais que garantem a cobertura médica e de enfermagem, durante 24 horas, todos os dias do ano, inclusive feriados e fins-de-semana.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights