Mais de 200 idosos e funcionários testam negativo em instituição de Viana do Castelo

14 de Janeiro 2021

O diretor da Congregação de Nossa Senhora da Caridade, em Viana do Castelo, disse esta quinta-feira que os testes de despiste à Covid-19 realizados a 228 idosos e funcionários do lar da instituição resultaram negativos, após três infeções pelo vírus.

“Felizmente os testes tiveram todos resultado negativo. Vamos continuar com todos os cuidados e mais alguns para não sair do eixo”, afirmou à Lusa António Morgado.

Segundo o responsável, os três casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 foram detetados numa equipa que funcionava em espelho [horários desfasados] que trabalha na lavandaria da instituição.

“Essa equipa está em isolamento e já foi substituída por outra”, especificou.

Os 141 utentes e 87 funcionários do lar da Congregação de Nossa Senhora da Caridade, situado em pleno centro da cidade, junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários e da Câmara Municipal, foram testados na quarta-feira.

Anteriormente, António Morgado adiantou que “é a terceira vez que a instituição testa todos os utentes e funcionários”, na sequência de casos que têm surgido deste o início da pandemia de Covid-19.

“Em setembro, a utente mais idosa da instituição, hoje com 106 anos, teve de receber tratamento hospitalar na unidade de Braga e quando veio estava infetada com Covid-19. Ao fim de 14 dias testou duas vezes negativo”, especificou.

António Morgado adiantou que o lar da Caridade tem utentes com “muita idade”, sendo que, além daquela idosa, há ainda “mais três utentes que têm mais de 100 anos e 42 com mais de 90 anos”.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 1.963.557 mortos resultantes de mais de 91,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.236 pessoas dos 507.108 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Corte de energia condiciona funcionamento da ULS Almada-Seixal

Na sequência do corte generalizado de energia que afectou o País esta segunda-feira, a Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS) activou o seu Plano de Contingência e anunciou várias alterações no funcionamento dos seus serviços para o dia 29 de abril.

Incêndio no Hospital de Ponta Delgada seria difícil de prever

A avaria nas baterias de condensadores que deu origem ao incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), nos Açores, no ano passado, seria “muito difícil de prever”, admitiu um técnico da empresa responsável pela manutenção.

João Paulo Magalhães: É preciso investir na Prevenção, Organização e Valorização dos Médicos de Saúde Pública

João Paulo Magalhães, Vice-Presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende para o próximo Governo três prioridades essenciais para a Saúde Pública: reforço da promoção da saúde e prevenção da doença, modernização e clarificação da organização dos serviços de Saúde Pública, e valorização das condições de trabalho e carreira dos médicos de Saúde Pública

AICEP aprovou investimentos de 300 ME em quatro empresas

A Agência para o Comércio Externo de Portugal (AICEP) aprovou um pacote de investimento de mais de 300 milhões de euros, em quatro empresas, criando mais de 1.200 postos de trabalho, adiantou hoje o Governo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights