Mais de 200 idosos e funcionários testam negativo em instituição de Viana do Castelo

14 de Janeiro 2021

O diretor da Congregação de Nossa Senhora da Caridade, em Viana do Castelo, disse esta quinta-feira que os testes de despiste à Covid-19 realizados a 228 idosos e funcionários do lar da instituição resultaram negativos, após três infeções pelo vírus.

“Felizmente os testes tiveram todos resultado negativo. Vamos continuar com todos os cuidados e mais alguns para não sair do eixo”, afirmou à Lusa António Morgado.

Segundo o responsável, os três casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 foram detetados numa equipa que funcionava em espelho [horários desfasados] que trabalha na lavandaria da instituição.

“Essa equipa está em isolamento e já foi substituída por outra”, especificou.

Os 141 utentes e 87 funcionários do lar da Congregação de Nossa Senhora da Caridade, situado em pleno centro da cidade, junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários e da Câmara Municipal, foram testados na quarta-feira.

Anteriormente, António Morgado adiantou que “é a terceira vez que a instituição testa todos os utentes e funcionários”, na sequência de casos que têm surgido deste o início da pandemia de Covid-19.

“Em setembro, a utente mais idosa da instituição, hoje com 106 anos, teve de receber tratamento hospitalar na unidade de Braga e quando veio estava infetada com Covid-19. Ao fim de 14 dias testou duas vezes negativo”, especificou.

António Morgado adiantou que o lar da Caridade tem utentes com “muita idade”, sendo que, além daquela idosa, há ainda “mais três utentes que têm mais de 100 anos e 42 com mais de 90 anos”.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 1.963.557 mortos resultantes de mais de 91,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.236 pessoas dos 507.108 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos junta partidos para debater o setor antes das legislativas

A Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) vai organizar, no próximo dia 26 de fevereiro, um debate público para discutir as principais preocupações do setor farmacêutico para os próximos anos. O evento “Prioridades para o Ecossistema Farmacêutico e da Saúde”, a ter lugar no Centro Ciência Viva, em Lisboa, vai reunir representantes dos partidos políticos num debate que antecede as eleições legislativas. 

Workshop sobre Obesidade assinala Dia Mundial no Porto

No próximo dia 4 de março, Dia Mundial da Obesidade, a cidade do Porto acolhe um workshop gratuito sobre Obesidade, com o intuito de se falar abertamente sobre esta doença que afeta quase mil milhões de pessoas em todo o mundo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights