Câmara de Leiria garante refeições aos 1.474 alunos com ação social escolar

22 de Janeiro 2021

 A Câmara de Leiria anunciou esta sexta-feira que garante refeições aos 1.474 alunos do pré-escolar e 1.º ciclo beneficiários da ação social escolar do concelho no período de pausa letiva determinada pelo Governo para conter a pandemia de Covid-19.

“O Município de Leiria assegura as refeições escolares a todas as crianças da educação pré-escolar e alunos do 1.º ciclo do ensino básico, beneficiários da ação social escolar, no período de interrupção das atividades letivas”, medida que entra hoje em vigor, informa a Câmara numa nota de imprensa.

Na mesma nota, a autarquia adianta que os pedidos “serão encaminhadas pelos estabelecimentos de ensino/agrupamentos de escolas que articularão com o município, tendo em vista a operacionalização da entrega”. Os contactos são 244839640 ou educacao@cm-leiria.pt.

Segundo informação enviada à agência Lusa, há 1.474 alunos com ação social escolar, 755 no escalão A e 719 no escalão B, no pré-escolar e 1.º ciclo.

A responsabilidade das refeições nos outros níveis de ensino só passa para o município no ano letivo 2021/22.

“As inscrições para refeições para alunos dos 2.º e 3.º ciclos devem ser feitas nas respetivas escolas”, esclarece.

A Câmara de Leiria acrescenta que se mantêm “abertas escolas de acolhimento, para crianças com menos de 12 anos cujos pais de grupos específicos/serviços essenciais (como profissionais de saúde, bombeiros e forças de seguranças, entre outros) têm de trabalhar”. Estas escolas são a Henrique Sommer, na Maceira, e a Correia Mateus, em Leiria.

O município informa ainda que, para “minimizar o impacto negativo da pandemia na área social e da saúde comunitária”, foi criada uma Linha de Apoio Social e Psicológico que possibilita apoio psicológico às crianças entre os 03 e 10 anos nos dias úteis das 09:00 às 17:00, através do número de telefone 244243840.

Trata-se de uma iniciativa em “articulação da Divisão de Desenvolvimento Social com os serviços de Educação da Câmara de Leiria – equipa multidisciplinar PIICIE [Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar]”.

Todas as escolas de todos os níveis de ensino estão encerradas desde hoje e durante duas semanas, uma medida anunciada na quinta-feira pelo Governo para conter a pandemia de Covid-19.

Além das escolas, também todas as creches e ateliês de tempos livres vão permanecer encerrados durante 15 dias, o mesmo acontecendo com os tribunais de primeira instância, que só funcionam para atos processuais urgentes.

As medidas, entre outras, foram anunciadas na quinta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa, e seguem-se a outras já anteriormente tomadas para tentar conter a propagação da Covid-19, que já provocou 9.686 mortes em Portugal.

No concelho de Leiria, a pandemia fez 88 mortos, de acordo com o último boletim da Comissão Distrital de Proteção Civil, divulgado às 00:42 de hoje.

Segundo o documento, dos 4.272 casos confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia, em março do ano passado, recuperaram da doença 3.205 pessoas, mantendo-se 979 casos ativos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IPG acolhe polo do Centro de Envelhecimento Ativo

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai acolher um polo do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, que irá desenvolver atividades para criar melhores condições de vida aos idosos da região.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights