Vietname identifica 82 novos casos de contágio local

28 de Janeiro 2021

 O Vietname detetou hoje 82 casos locais de Covid-19, após 55 dias sem transmissão comunitária, cerca de duas semanas antes do Ano Novo Lunar, quando milhões de pessoas viajam pelo país e visitam as famílias.

O Governo vietnamita afirmou que o maior surto foi identificado numa aldeia na província de Hai Duong, no norte do país, onde a variante com origem no Reino Unido foi detetada, enquanto a província vizinha de Quang Ninh confirmou dez casos.

O Ministério da Saúde vietnamita anunciou ter diagnosticado 80 casos horas depois de confirmar os dois primeiros positivos: uma mulher de 34 anos na província de Hai Duong, infetada com a variante oriunda do Reino Unido, e um homem de 31 anos na província de Quang Ninh, ambos admitidos num hospital em Hanói.

As autoridades enviaram equipas para as duas províncias, onde vão realizar testes.

Estes novos casos, num país que tinha acumulado 1.551 infeções e 35 mortes desde o início da pandemia, obrigaram o primeiro-ministro vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, a interromper a participação no Congresso do Partido Comunista do Vietname, que está a decorrer em Hanói para eleger líderes para os próximos cinco anos.

A adoção de medidas como o encerramento das fronteiras ao turismo desde março e a eficácia das equipas de rastreio foram algumas das chaves destacadas pelos especialistas para explicar o êxito, até aqui, do Vietname na contenção da pandemia.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.159.155 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.305 pessoas dos 668.951 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights