Empresa chinesa inicia Fase III de teste de vacina nos Emirados Árabes Unidos

24 de Junho 2020

A farmacêutica estatal chinesa Sinopharm vai iniciar, nos Emirados Árabes Unidos, a fase III dos testes clínicos para uma possível vacina para a Covid-19, informou esta quarta-feira o portal noticioso Caixin.

Segundo o portal, a vacina está a ser desenvolvida em conjunto com o Instituto de Produtos Biológicos e Virologia de Wuhan e pela Academia Chinesa da Ciência.

Esta fase III dos ensaios envolve milhares de participantes e normalmente ocorre em países onde o vírus está disseminado, para que a eficácia da vacina possa ser observada no quotidiano.

A razão pela qual a Sinopharm escolheu os Emirados para a fase III dos testes deve-se à escassez de casos ativos na China.

O país asiático, onde a doença surgiu em dezembro passado, foi dos primeiros países a controlar o surto.

Caso esta fase seja superada, as autoridades podem aprovar teoricamente a vacina para uso do público, embora por vezes uma quarta fase seja necessária, com estudos mais aprofundados.

O período para uma vacina estar disponível para uso em massa é, normalmente, de pelo menos 12 a 18 meses, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), embora a China tenha acelerado este processo devido à emergência de saúde global, o que permitiu que alguns estudos fossem realizados ao mesmo tempo na primeira e na segunda fase.

O ministério da Saúde dos Emirados aprovou a realização dos testes, em conjunto com a empresa local Grupo 42.

A vacina candidata é baseada numa versão inativa da Covid-19.

No dia 16, o Instituto de Produtos Biológicos Wuhan, afiliado à Sinopharm, anunciou que as duas primeiras fases dos testes não apresentaram efeitos colaterais graves.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Casos de sarampo sobem para 23 em Portugal

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights