Descobertos alvos terapêuticos para a inibição do progresso do cancro colorretal

8 de Fevereiro 2021

Investigadores da Universidade de Nagoya, Japão, revelaram que os tecidos colorretais do cancro contêm fibroblastos promotores de cancro e fibroblastos redutores de cancro. As suas descobertas foram publicadas recentemente na Revista “Gastroenterology”.

Os fibroblastos dentro dos tecidos cancerígenos, chamados fibroblastos associados ao cancro (CAFs), são divididos em pelo menos duas populações, os que promovem a progressão do cancro e os que o restringem.

Os investigadores acreditaram que impedir a função dos CAFs promotores de cancro poderia ser um método promissor para prevenir a progressão do cancro, mas a falta de compreensão do mecanismo subjacente à heterogeneidade dos CAFs dificultou o seu desenvolvimento.

Nos tecidos normais do cólon as proteínas morfogenéticas ósseas (BMPs), que são segregadas pelas células do estroma, são conhecidas por desempenharem um papel crítico na regulação da homeostase intestinal, enquanto nos tecidos cancerosos do cólon, são consideradas como estando associadas à progressão do cancro.

Os investigadores tiveram como objetivo determinar como as células estromais levam as BMPs a estar envolvidas na progressão do cancro colorretal, analisando dados abrangentes de perfil de expressão genética para identificar genes relacionados com BMP que são especificamente expressos em CAFs colorretais.

A investigação, liderada pelos professores Atsushi Enomoto e Masahide Takahashi,  descobriu dois tipos de proteínas, meflin e gremlin 1, que eram codificadas por tais genes e verificou que modelos de ratos com uma alta expressão de meflin tinham um prognóstico favorável, enquanto aqueles com uma alta expressão de gremlin 1 tinham um prognóstico desfavorável.

Os investigadores concluíram que estes resultados revelaram que a proliferação de células cancerosas colorretais pode ser suprimida através da administração de um anticorpo neutralizante de gremlin 1 ou através da superexpressão de meflin.

Informação bibliográfica completa:

The study, “The balance of stromal BMP signaling mediated by GREM1 and ISLR drives colorectal carcinogenesis,” was published online in the journal Gastroenterology, at DOI 10.1053/j.gastro.2020.11.01.

NR/AG/HN/Adelaide Oliveira

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a governação política, defende o presidente da Fundação para a Saúde – SNS, Victor Ramos. É uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar ziguezagues, descontinuidades, perdas de memórias”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights