DGS anuncia alargamento da testagem, passam a ser testados contactos de baixo risco

11 de Fevereiro 2021

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou esta quarta-feira à noite novas orientações sobre a realização de testes. A partir de agora desaparece o conceito de alto, médio e baixo risco e passam a ser testadas todas as pessoas que contactam com um doente infetado.

Em comunicado enviado às redações a DGS justificou a nova estratégia “atendendo à situação epidemiológica atual, quer pela emergência das novas variantes de SARS-CoV-2, quer pela diminuição da incidência diária de casos de infeção”.

Neste sentido, o objetivo consiste em “reforçar e alargar as indicações para a realização de testes laboratoriais de forma a antecipar um desconfinamento controlado, e otimizar a capacidade laboratorial do país”.

A generalização dos testes prevê, assim, o alargamento da utilização de testes laboratoriais a todos os contactos (de alto e de baixo risco); a  disponibilização generalizada de testes rápidos de antigénio (TRAg) nas unidades de saúde do SNS e a  implementação de rastreios regulares com TRAg em contextos particulares como nas escolas e setores de atividade com elevada exposição social (trabalhadores de fábricas, trabalhadores da construção civil, entre outros).

Portugal está sob confinamento desde 14 de janeiro devido à situação epidemiológica dos país. Apesar de nos últimos dias o número de novos contágios ter vido a diminuir de forma progressiva, especialistas alertam que ainda não é altura para iniciar o desconfinamento.

Portugal contabiliza mais de 14 mil mortes associadas à Covid-19 e mais de 774 mil casos confirmados.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Impacto da dieta na DII

A alimentação é um dos temas que mais dúvidas levanta entre as pessoas que vivem com doença inflamatória do intestino (DII), nomeadamente Doença de Crohn e Colite Ulcerosa. Apesar de não ser uma causa direta da doença, acredita-se que os hábitos alimentares podem desempenhar um papel importante na forma como os sintomas se manifestam e na gestão do dia a dia da patologia.

Impacto da dieta na DII

A ciência tem vindo a demonstrar que a saúde intestinal tem uma relação direta com a saúde mental. Estudos confirmam que o intestino é um órgão essencial na produção de neurotransmissores, como a serotonina, que influenciam o humor e o bem-estar emocional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights