DGS anuncia alargamento da testagem, passam a ser testados contactos de baixo risco

11 de Fevereiro 2021

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou esta quarta-feira à noite novas orientações sobre a realização de testes. A partir de agora desaparece o conceito de alto, médio e baixo risco e passam a ser testadas todas as pessoas que contactam com um doente infetado.

Em comunicado enviado às redações a DGS justificou a nova estratégia “atendendo à situação epidemiológica atual, quer pela emergência das novas variantes de SARS-CoV-2, quer pela diminuição da incidência diária de casos de infeção”.

Neste sentido, o objetivo consiste em “reforçar e alargar as indicações para a realização de testes laboratoriais de forma a antecipar um desconfinamento controlado, e otimizar a capacidade laboratorial do país”.

A generalização dos testes prevê, assim, o alargamento da utilização de testes laboratoriais a todos os contactos (de alto e de baixo risco); a  disponibilização generalizada de testes rápidos de antigénio (TRAg) nas unidades de saúde do SNS e a  implementação de rastreios regulares com TRAg em contextos particulares como nas escolas e setores de atividade com elevada exposição social (trabalhadores de fábricas, trabalhadores da construção civil, entre outros).

Portugal está sob confinamento desde 14 de janeiro devido à situação epidemiológica dos país. Apesar de nos últimos dias o número de novos contágios ter vido a diminuir de forma progressiva, especialistas alertam que ainda não é altura para iniciar o desconfinamento.

Portugal contabiliza mais de 14 mil mortes associadas à Covid-19 e mais de 774 mil casos confirmados.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights