Resolvido surto em lar de Alter do Chão que provocou 10 mortes, garante provedor

11 de Fevereiro 2021

O surto de Covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Alter do Chão, no distrito de Portalegre, “está resolvido”, depois de provocar 10 vítimas mortais, disse esta quinta-feira à agência Lusa o provedor da instituição.

“Nesta fase é importante a reabilitação, temos de nos preocupar com os 37 utentes que temos, eles ficaram muito debilitados, ficaram muito tempo parados, perderam muita autonomia e psicologicamente ficaram um bocado afetados”, lamentou Vasco da Cruz.

O provedor explicou que nesta altura os utentes já estão a receber apoio psicológico, estando também programados exercícios de motricidade para a recuperação física.

O surto de Covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Alter do Chão foi detetado no dia 31 de dezembro e chegou a contabilizar 70 infetados, entre utentes e funcionários.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 2.341.496 mortos no mundo, resultantes de mais de 106,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 14.718 pessoas dos 774.889 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights