Iniciada vacinação contra a Covid-19 em Paredes de Coura em posto criado no Centro Cultural

25 de Fevereiro 2021

A vacinação contra a Covid-19 de 1.300 pessoas de Paredes de Coura iniciou-se esta quinta-feira no Centro Cultural da vila, dotado de condições para fazer 400 inoculações por dia, informou aquela Câmara do distrito de Viana do Castelo.

“Garantimos todas as condições para que as pessoas possam ser vacinadas em Paredes de Coura e com segurança. No entanto, devemos pensar que a vacinação não vai resolver de imediato os nossos problemas. Teremos de continuar a ser cuidadosos, responsáveis e vigilantes”, alertou o presidente da Câmara, Vítor Paulo Pereira, citado numa nota hoje enviada às redações.

De acordo com a autarquia, o Centro Cultural “foi reconvertido pelo município em Centro de Vacinação na Comunidade e vai receber, por dia, 400 pessoas”, com 80 ou mais anos, bem como pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas.

A autarquia estima estarem “abrangidas neste grupo de risco cerca de 1.300 pessoas, cuja vacinação será levada a cabo em pouco mais de uma semana”.

“Quando iniciamos a vacinação dos nossos velhinhos, dos nossos queridos pais e avós, abrimos uma porta ao otimismo e ganharemos esperança num mundo diferente que não nos obrigará a amar à distância. Todos temos saudade do mundo velho dos afetos. Todos temos saudade de um abraço apertado e sentido”, destacou o autarca socialista.

Vítor Paulo Pereira disse acreditar que, com o início do processo de vacinação da população, virão, “gradualmente, dias melhores”.

“Tenho a convicção de que, progressivamente, a vacinação reforçará as defesas dos nossos entes queridos de mais idade e trará uma maior segurança e paz a todas as famílias. Com calma e serenidade vamos esperar pela nossa vez. Até lá, proteja-se e tenha cuidado”, reforçou.

Em 2020, durante a primeira vaga da pandemia de Covid-19, o Centro Cultural de Paredes de Coura “foi reconvertido em hospital de retaguarda que não foi necessário utilizar”, sendo agora “o espaço dedicado ao Centro de Vacinação na Comunidade”, que foi “projetado no sentido de satisfazer todas as necessidades dos cidadãos”.

O acesso ao espaço para pessoas com mobilidade reduzida – cadeiras de rodas, macas ou pessoas que usem bengala ou muletas – é garantido pela porta de cargas existente junto ao parque de estacionamento, nas traseiras do edifício, através da rampa de acesso existente.

No interior do Centro Cultural “toda a circulação, incluindo o acesso às casas de banho, será feita ao mesmo nível, sem qualquer degrau ou desnível”.

“O Centro de Vacinação na Comunidade tem disponível uma área de receção, registo e encaminhamento, bem como espaços individuais para administração da vacina e duas salas de vigilância onde, após a toma da vacina, as pessoas possam ficar sob acompanhamento médico caso façam alguma reação adversa à vacina”, especifica a nota.

Nesta fase, “são convocadas as pessoas maiores de 80 anos após agendamento prévio pelo Centro de Saúde – Unidade de Cuidados à Comunidade – e, seguidamente, as pessoas maiores de 50 anos com doenças associadas”.

O município, “em articulação com as Juntas de Freguesia, também se disponibilizou para fazer os contactos e agendamentos necessários da população, tal como já havia acontecido anteriormente com a vacina da gripe”.

A pandemia de Dovid-19 provocou, pelo menos, 2.486.116 mortos no mundo, resultantes de mais de 112 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights