Catarina Martins pede fiscalização para obrigar empresas a cumprir “desfasamento de turnos”

1 de Março 2021

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, pediu esta segunda-feira, em Braga, mais fiscalização para obrigar as empresas a cumprir a legislação que determina o “desfasamento dos turnos” para proteger a saúde dos trabalhadores em tempos de pandemia.

Depois de um contacto com a comissão de trabalhadores da Bosch Car Multimédia, Catarina Martins sublinhou a “absoluta necessidade” de a Autoridade para as Condições do Trabalho atuar, para repor a legalidade.

“É urgente que a fiscalização atue”, referiu, vincando a necessidade de controlar a pandemia e de respeitar os trabalhadores que não podem ficar em casa e que mantêm a economia a funcionar e, assim, “seguram o país”.

Para Catarina Martins, os trabalhadores têm direito a “regras próprias” para proteção da sua saúde, sendo uma delas o desfasamento de turnos.

“Estamos aqui para sinalizar a absoluta necessidade de a inspeção atuar e de não permitir que empresas, tão grande como esta, a Bosch, não cumpram o que a lei diz sobre a segurança dos trabalhadores no período pandémico”, disse.

Questionada sobre o eventual passaporte europeu de vacinação, a líder do Bloco disse que o importante é “debater o essencial”, designadamente o aumento de produção e a universalização da vacina.

“Que a União Europeia encontre desculpas para discutir tudo menos o aumento da produção e a universalização da vacina, parece-nos perigoso”, referiu.

Para Catarina Martins, as grandes farmacêuticas estão a utilizar as vacinas que têm para “pressionar os preços, não fazendo a produção e a distribuição” necessárias.

“O que a Europa deve fazer é ultrapassar este garrote das farmacêuticas e começar a produzir em massa a vacina, para que possa chegar a toda a gente em todo o mundo”, defendeu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights