Mais de 1.000 profissionais do Hospital de São João apelam por reconhecimento

25 de Fevereiro 2021

Mais de mil profissionais do Hospital de São João, no Porto, enviaram ao Presidente da República e entidades da saúde uma carta onde apelam por "reconhecimento" pelo modo como a unidade gere a pandemia e dá "resposta aos doentes".

Em declarações à agência Lusa, Rui Vaz, diretor do Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) e o impulsionador da ideia, explicou hoje que a carta pretende “não deixar cair no esquecimento uma fase que foi e é particularmente má para todos”.

“Queremos um reconhecimento simbólico e não deixar que o tempo apague isso”, afirmou, acrescentando que “isso” foi o modo como o Hospital de São João desempenhou o seu papel nesta pandemia.

“Parece-me evidente que o desempenho do hospital nesta segunda fase da pandemia tem sido exemplar, quer em relação aos doentes Covid-19, quer em relação aos doentes não Covid”, frisou.

O neurocirurgião lembrou que, aquando da primeira fase da pandemia da Covid-19, a sua especialidade, que é “particularmente crítica”, “esteve praticamente fechada”, mas que a resposta a esta segunda fase permitiu “um equilíbrio”.

“A minha especialidade é particularmente crítica porque precisa muito de Cuidados Intensivos. Sem Cuidados Intensivos quase não operamos e, nesta segunda fase, conseguimos um equilíbrio que nos permitiu dar resposta a todos os doentes. O modo como as coisas foram feitas, quer tomando medidas antes do tempo, quer organizando quando o problema já existia, permitiu manter uma resposta qualitativa aos doentes muito importante”, salientou.

A resposta “exemplar” da unidade hospitalar motivou o neurocirurgião a partilhar com cerca de 80 diretores de serviço e enfermeiros chefe a sua ideia: “reconhecer quem trabalha com qualidade no âmbito do Serviço Nacional de Saúde e que fez um trabalho meritório para os doentes e profissionais”.

A “imediata adesão” destes profissionais levou a que Rui Vaz partilhasse o abaixo-assinado pelas restantes equipas do São João, sendo que, numa semana, reuniu mais de 1.000 assinaturas de profissionais de áreas clínicas e não clínicas, afetas ou não à Covid-19.

Na carta, a que a Lusa teve acesso e enviada ao Presidente da República, Ministério da Saúde, Direção-Geral da Saúde e outras entidades, os profissionais afirmam que a gestão realizada pelo Conselho de Administração “leva a considerar justo e merecido um adequado ato de reconhecimento simbólico”.

Os signatários deixam ainda expresso a sua “confiança, solidariedade e orgulho” pelo trabalho e gestão do Hospital de São João.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Comunicar sem Voz: Uma Resposta Digital ao Silêncio Clínico

A Unidade Local de Saúde de Braga implementou o projeto ‘Comunicar sem Voz’, utilizando a aplicação MagicContact em tablets. A ferramenta permite a doentes submetidos a cirurgias como laringectomias expressarem necessidades e emoções, mitigando a ansiedade e promovendo o seu conforto durante o internamento.

Congresso online sobre saúde da grávida e do bebé regressa em novembro

A décima edição do Baby Health Summit, dedicada à saúde da grávida e do bebé, realiza-se a 22 de novembro, das 10h00 às 13h00, em formato digital e gratuito. Com o tema “O Meu Parto: informação é confiança”, o evento conta com especialistas de pediatria, enfermagem neonatal, direito e biotecnologia, além de interpretação em língua gestual portuguesa

GSK e ViiV Healthcare promovem encontro anual com associações de doentes

A 13.ª edição do Encontro Anual GSK/ViiV Healthcare com Associações de Pessoas com Doença realiza-se a 21 de novembro, no Auditório GSK em Miraflores. O evento, que também será transmitido online, junta especialistas, representantes de doentes e responsáveis políticos para debater temas como equidade no acesso aos cuidados de saúde, segurança no fornecimento de medicamentos e sustentabilidade dos sistemas de saúde. A iniciativa visa capacitar as associações de doentes e fomentar soluções colaborativas num contexto de transformação global.

Spin-off da Universidade do Porto revoluciona treino clínico com IA

A Medtiles é uma spin-off da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) que desenvolveu uma plataforma de simulações clínicas inteligentes, chamada Medtiles Tutor, para treinar profissionais de saúde em decisões clínicas críticas, com foco especial no tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Mais de 80 mil novos casos de diabetes registados em 2024

Portugal registou em 2024 quase 81 mil novos casos de diabetes, elevando para mais de 936 mil as pessoas registadas nos centros de saúde com o diagnóstico da doença, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Apenas 47% dos portugueses sabem onde recorrer em caso de necessidade médica, revela inquérito

Um inquérito nacional divulgado pela Convenção Nacional da Saúde revela que a maioria dos portugueses não sabe exatamente onde recorrer em caso de necessidade médica, evidenciando dificuldades no acesso e na navegação pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). Apenas 47% dos inquiridos afirmam saber para onde se dirigir em situações médicas urgentes, enquanto metade dos participantes refere enfrentar problemas ao tentar obter respostas ao contactar o SNS.

Dupla cobertura de saúde em Portugal triplica média europeia

Um terço da população portuguesa (35,4%) dispõe de dupla cobertura de saúde, ou seja, acede simultaneamente ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a um seguro ou subsistema privado, segundo dados do Relatório de Avaliação de Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde (RADIS) divulgado pela Convenção Nacional da Saúde (CNS).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights