DGS publica recomendações para prevenção da obesidade na gravidez

4 de Março 2021

No dia em que se assinala o Dia Mundial da Obesidade a Direção-Geral da Saúde (DGS) divulga um manual dedicado à alimentação na gravidez. O objetivo passa pela prevenção da obesidade “na barriga da mãe”.

O manual divulgado esta quinta-feira inclui recomendações sobre macro e micronutrientes durante a gravidez e a lactação da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA). O documento inclui, por outro lado, informação importante sobre o ganho de peso durante a gravidez, a ingestão de cafeína ou álcool e suplementação, questões frequentes nestas situações.

Sem deixar atrás as mulheres vegetarianas o manual também acrescenta recomendações específicas para estas futuras mães.

A DGS refere que esta nova edição destaca também a obesidade na preconceção e na gravidez, e os cuidados de segurança alimentar a ter durante a gravidez. Foram ainda desenvolvidas algumas ferramentas de apoio que podem ser utilizadas na comunidade para a promoção da alimentação e nutrição adequadas a mulheres na gravidez e lactação.

“Trata-se de um documento de cariz essencialmente técnico, mas no final de cada capítulo ou subcapítulo é apresentado um resumo, em linguagem acessível a todos, com a informação a reter e com interesse para a mulher grávida. Complementarmente, o manual apresenta também dois guias com informação clara, grafismo apelativo e orientado para o público em geral”, anuncia a DGS.

De acordo com a DGS os hábitos alimentares e o estilo de vida antes, durante a gravidez e amamentação influenciam a saúde da criança, nomeadamente o risco de contrair doenças como a obesidade. Neste sentido, sublinha que otimizar o estado nutricional precocemente e corrigir alguns comportamentos alimentares ainda antes e durante a gravidez “trará benefícios a curto e a longo prazo, pelo que é necessário que os profissionais de saúde e as mulheres grávidas tenham o melhor conhecimento sobre a alimentação e nutrição adequadas durante esta fase tão importante do ciclo da vida.”

Promover a saúde materno-infantil é mesmo considerado pela Organização Mundial da Saúde como uma oportunidade particular para a prevenção da obesidade e de outras doenças crónicas associadas.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights