Milhares de cidadãos dos Balcãs migram para a Sérvia para serem vacinados

28 de Março 2021

Milhares de cidadãos da região dos Balcãs vão ser vacinados contra a Covid-19 na Sérvia, único país europeu que tem uma oferta maior do que a procura de vacinas, informaram este domingo os meios de comunicação social locais.

Desde a madrugada de hoje, formaram-se longas filas de pessoas em frente aos postos de vacinação de Belgrado, relatou a televisão N1.

“Não temos vacinas. Esta tem sido a única possibilidade de me vacinar”, declarou um cidadão da Bósnia-Herzegovina.

Muitas pessoas viajaram durante horas, sobretudo da Bósnia-Herzegovina, do Montenegro e da Macedónia do Norte, enquanto outros chegaram no sábado e passaram a noite nos seus carros.

As autoridades informaram que estão disponíveis dez mil doses da vacina da AstraZeneca.

Cerca de 6.500 cidadãos, na sua maioria estrangeiros, foram vacinados no sábado num centro de inoculação improvisado na Feira de Belgrado, informou o vice-presidente da câmara da capital, Goran Vesic.

Durante este fim de semana, cerca de 7.500 empresários da região também já foram vacinados, a convite da Câmara de Comércio da Sérvia.

A Sérvia, com cerca de sete milhões de habitantes, já administrou mais de dois milhões de vacinas, segundo dados da plataforma Our World in Data, e cerca de 810 mil pessoas já foram inoculadas com as duas doses, o que o torna o país mais avançado da Europa Continental em imunizações.

No país, são administradas a vacina chinesa Sinopharm e a russa Sputnik V, além da americana-alemã Pfizer/BioNTech e a anglo-sueca AstraZeneca.

Os outros países da região têm quantidades de doses muito insuficientes.

A Bósnia-Herzegovina, um dos países mais afetados pela pandemia na Europa, acaba de iniciar a campanha de imunização devido à quase total falta de medicamentos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights