Governo de Timor-Leste propõe ao Presidente renovação do estado de emergência

21 de Abril 2021

O Governo de Timor-Leste propôs esta quarta-feira ao Presidente a renovação do estado de emergência, devido ao aumento de casos do novo coronavírus e para proteger a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde.

“Atendendo à evolução preocupante da situação epidemiológica e a proliferação de casos registados de contágio (…), e de modo a evitar e neutralizar os riscos de propagação (…), para assim proteger a saúde pública e a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde, o Governo propõe ao Senhor Presidente da República que, com a renovação do estado de emergência, se permita a suspensão ou a restrição de alguns direitos e garantias fundamentais”, pode ler-se no comunicado divulgado após a reunião do Conselho de Ministros.

A proposta governamental é que o estado de emergência seja renovado por mais trinta dias.

O Governo já tinha renovado em meados deste mês as cercas sanitárias em Díli, Baucau e Viqueque e imposto a mesma medida em outros três municípios: Covalima, Ermera e Ainaro.

Timor-Leste tem mais de meio milhar de casos ativos e registou mais de mil infetados e dois mortos desde o início da pandemia.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.031.441 mortos no mundo, resultantes de mais de 141,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Em Portugal, morreram 16.951 pessoas dos 831.645 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights