Sindicato quer subsídio alargado a todos os enfermeiros dos Hospitais de Coimbra

22 de Abril 2021

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR) saudou esta quinta-feira o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra por alargar o âmbito do subsídio de risco Covid-19, mas defendeu a atribuição desse suplemento a todos os enfermeiros.

“O SINDEPOR congratula-se pelo alargamento do pagamento decidido pelo CHUC [Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra] e exorta os responsáveis pela instituição a pagarem o subsídio covid a todos os enfermeiros”, afirmou o sindicato, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Segundo o sindicato, a atual opção da administração do CHUC “está a gerar descontentamento entre os enfermeiros que não o vão receber, sendo que vários foram infetados com Covid-19 nos serviços”.

O SINDEPOR explica que a lei consagra “o pagamento desta remuneração extra apenas por contacto com pessoas suspeitas”, sendo que os profissionais que estão fora das áreas relacionadas com a ccvid-19 “estão menos protegidos contra a doença e, por conseguinte, as infeções neste grupo têm registado uma taxa muito elevada”.

O sindicato “defende que o subsídio de risco covid devia ser pago a todos os enfermeiros, desde logo porque nas áreas não covid os riscos de contrair esta doença até podem ser maiores, devido ao facto de os profissionais estarem menos protegidos”, disse o presidente do SINDEPOR, Carlos Ramalho, citado na nota de imprensa.

Carlos Ramalhou salientou também que considera “inaceitável o facto de a atribuição/liquidação do subsídio de risco Covid não estar a ser feita de forma homogénea em todo o país, o que provoca entropias entre os profissionais”.

“Basicamente, cada conselho de administração atribui o subsídio da forma que entende”, acrescentou.

O dirigente sindical realçou ainda que vai continuar a lutar, não por um subsídio de risco de cariz extraordinário, “mas antes por um suplemento de remuneração permanente, tendo em contas as características e penosidade da profissão”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights