Estudo identifica os sintomas mais comuns da Covid-19 após infeção leve

27 de Abril 2021

De acordo com um estudo realizado na Suécia a perda completa do olfato, paladar, fadiga e dispneia são os quatro sintomas mais comuns após um quadro leve de Covid-19.

O estudo do Karolinska Institutet contou com a participação de vários profissionais de saúde suecos que mencionaram a anosmia (perda completa do olfato), ageusia (perda completa do paladar), dispneia e fadiga como os sintomas persistentes após a infeção.

Aproximadamente um a cada dez profissionais de saúde apresentaram pelo menos um sintoma moderado a grave com repercussão negativa na qualidade de vida.

“Vemos que uma quantidade importante de profissionais da saúde sofre com sintomas prolongados após ter Covid-19 branda”, disse para o Medscape a autora sênior do estudo, a médica Dra. Charlotte Thålin, Ph.D.

A investigadora  sublinha ainda que a anosmia e a ageusia “podem parecer triviais, mas em longo prazo têm um impacto negativo no trabalho, na vida social e na vida pessoal”.

Para além de ter acompanhado as experiências dos profissionais de saúde relacionadas com a Covid-19 ao longo do tempo, o estudo permitiu observar que não houve aumento do risco de sintomas tardios após o quadro de Covid-19 assintomática. Não houve maior prevalência de problemas cognitivos, como memória ou concentração.

“Mesmo que você seja jovem e previamente hígido, uma infecção leve por Covid-19 pode causar consequências em longo prazo”, concluiu a médica e investigadora.

NR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights