Estudo identifica os sintomas mais comuns da Covid-19 após infeção leve

27 de Abril 2021

De acordo com um estudo realizado na Suécia a perda completa do olfato, paladar, fadiga e dispneia são os quatro sintomas mais comuns após um quadro leve de Covid-19.

O estudo do Karolinska Institutet contou com a participação de vários profissionais de saúde suecos que mencionaram a anosmia (perda completa do olfato), ageusia (perda completa do paladar), dispneia e fadiga como os sintomas persistentes após a infeção.

Aproximadamente um a cada dez profissionais de saúde apresentaram pelo menos um sintoma moderado a grave com repercussão negativa na qualidade de vida.

“Vemos que uma quantidade importante de profissionais da saúde sofre com sintomas prolongados após ter Covid-19 branda”, disse para o Medscape a autora sênior do estudo, a médica Dra. Charlotte Thålin, Ph.D.

A investigadora  sublinha ainda que a anosmia e a ageusia “podem parecer triviais, mas em longo prazo têm um impacto negativo no trabalho, na vida social e na vida pessoal”.

Para além de ter acompanhado as experiências dos profissionais de saúde relacionadas com a Covid-19 ao longo do tempo, o estudo permitiu observar que não houve aumento do risco de sintomas tardios após o quadro de Covid-19 assintomática. Não houve maior prevalência de problemas cognitivos, como memória ou concentração.

“Mesmo que você seja jovem e previamente hígido, uma infecção leve por Covid-19 pode causar consequências em longo prazo”, concluiu a médica e investigadora.

NR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha recebe Certificação da Qualidade de nível Bom

O Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha, pertencente à Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS Oeste), foi distinguido com a Certificação da Qualidade de ‘Nível Bom’ pelo Departamento da Qualidade da Direção-Geral da Saúde (DGS), segundo o modelo da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde. 

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Projeto do Centro Académico e Clínico de Coimbra vence Prémio Healthcare Excellence 2025 da APAH

O projeto “Implementação de uma Unidade de Ensaios Clínicos Académicos na ULS de Coimbra: Modelo de Apoio Integrado para Investigação Translacional com Impacto Real na Saúde da População” foi o vencedor da 12.ª edição do Prémio Healthcare Excellence 2025, atribuído pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) em parceria com a AbbVie. 

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights