Estudo identifica os sintomas mais comuns da Covid-19 após infeção leve

27 de Abril 2021

De acordo com um estudo realizado na Suécia a perda completa do olfato, paladar, fadiga e dispneia são os quatro sintomas mais comuns após um quadro leve de Covid-19.

O estudo do Karolinska Institutet contou com a participação de vários profissionais de saúde suecos que mencionaram a anosmia (perda completa do olfato), ageusia (perda completa do paladar), dispneia e fadiga como os sintomas persistentes após a infeção.

Aproximadamente um a cada dez profissionais de saúde apresentaram pelo menos um sintoma moderado a grave com repercussão negativa na qualidade de vida.

“Vemos que uma quantidade importante de profissionais da saúde sofre com sintomas prolongados após ter Covid-19 branda”, disse para o Medscape a autora sênior do estudo, a médica Dra. Charlotte Thålin, Ph.D.

A investigadora  sublinha ainda que a anosmia e a ageusia “podem parecer triviais, mas em longo prazo têm um impacto negativo no trabalho, na vida social e na vida pessoal”.

Para além de ter acompanhado as experiências dos profissionais de saúde relacionadas com a Covid-19 ao longo do tempo, o estudo permitiu observar que não houve aumento do risco de sintomas tardios após o quadro de Covid-19 assintomática. Não houve maior prevalência de problemas cognitivos, como memória ou concentração.

“Mesmo que você seja jovem e previamente hígido, uma infecção leve por Covid-19 pode causar consequências em longo prazo”, concluiu a médica e investigadora.

NR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Atividade de gripe passa de tendência crescente a estável

A atividade de gripe em Portugal passou de uma tendência crescente para estável, mas verifica-se um aumento de casos de infeção provocados pelo vírus influenza A, anunciou hoje o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

Casos de cólera em Angola aumentam para 422 e mortes para 24

Angola reportou, nas últimas 24 horas, mais 39 casos de cólera, totalizando 422, dos quais 80 declarados positivos, com mais dois óbitos confirmados, num total de 24, segundo o boletim informativo do Ministério da Saúde divulgado às 18:00.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights