AHRESP dos Açores sai com “satisfação imensa” de reunião com Governo

7 de Maio 2021

A representante nos Açores dos setores da hotelaria e restauração disse esta sexta-feira que saiu com uma “satisfação imensa” do encontro com o presidente do Governo Regional, por terem sido atendidas as suas pretensões, como o apoio imediato à liquidez.

“Saio daqui com uma satisfação imensa pelo facto de as lutas que estamos a ter há alguns meses terem hoje tido solução, não só no apoio imediato à liquidez [das empresas], mas também pelo facto, que estava a ser um travão enorme às micro empresas, não se poderem candidatar aos apoios do Apoiar.PT porque tinham resultados com capitais negativos em 2019”, declarou Cláudia Chaves aos jornalistas.

A delegada dos Açores da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) falava depois da reunião que teve com o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, e com os secretários regionais das Finanças, Bastos e Silva, e da Saúde, Clélio Meneses.

Segundo a dirigente da AHRESP nos Açores, o Governo Regional manifestou a “maior abertura para aceitar e aprovar” as suas reivindicações face às dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19.

De acordo com Cláudia Chaves, “só o facto de o Governo Regional ter ouvido, estudado o assunto e comprometer-se a achar uma solução para contornar esta questão, é uma excelente notícia”.

A responsável referiu sentir que o “trabalho para empresários, associados da AHRESP, está a ser compensado”, não indo abdicar desta postura.

No final do encontro, o presidente do Governo dos Açores declarou que, “correspondendo às reivindicações apresentadas pela AHRESP, relativamente ao apoio de cada trimestre, ao abrigo do que o Apoiar.PT prevê, vai já ter início na próxima semana o adiantamento da segunda tranche, no valor de dois milhões de euros, aos associados da associação, concluindo-se este apoio no quadro da anterior legislação em vigor”.

José Manuel Bolieiro anunciou que vai ser “eliminada a exigência de um prazo de pagamento de 70 dias entre as duas tranches” destes apoios, sendo que, no próximo trimestre, será feito um pagamento “a uma só vez, o que também ajuda a criar liquidez na economia e nos associados da AHRESP”.

Na sequência de uma resolução do Governo Regional, publicada na segunda-feira, o líder do executivo açoriano referiu que, no âmbito de pagamentos de apoios públicos à liquidez imediata das empresas, do total de um milhão de euros, já foram pagos 600 mil euros, o que é “revelador, entre segunda-feira e a data de hoje, da prontidão deste pagamento”.

Os Açores contam hoje com 183 casos positivos ativos, sendo 173 em São Miguel, sete nas Flores, dois em Santa Maria e um na Terceira.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.999 casos positivos de Covid-19 na região, recuperaram da doença 4.663 pessoas e morreram 31.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.258.595 mortos no mundo, resultantes de mais de 155,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.988 pessoas dos 838.475 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

São José consolida liderança na cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde São José realizou mais de 2800 intervenções com robôs cirúrgicos desde 2019. O volume anual quintuplicou, afirmando-se como referência nacional na tecnologia

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights