População vacinadas diz adeus às máscaras nos EUA

14 de Maio 2021

Os Estados Unidos vão acabar com a obrigatoriedade de máscaras faciais para pessoas vacinadas, incluindo nalguns ambientes fechados, devido à evolução favorável do combate à pandemia de Covid-19, uma mudança saudada pelo presidente Joe Biden. 

“Hoje é um grande dia para a América”, disse Biden num discurso na Casa Branca, na zona exterior do Jardim das Rosas, em que anunciou a nova orientação.

Antes, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) reviram as suas orientações para pessoas totalmente vacinadas, permitindo que estas deixem de usar máscaras ao ar livre em multidões e na maioria dos ambientes fechados.

Contudo, é ainda exigido o uso de máscaras em ambientes fechados lotados, como autocarros, aviões, hospitais ou prisões.

Mas a nova orientação é vista como um primeiro passo para reabrir locais de trabalho, escolas e outros locais e até para eliminar a necessidade de distanciamento social para aqueles que estão totalmente vacinados.

Rochelle Walensky, diretora dos CDC, afirmou que o “ansiado momento” permite “voltar a algum sentido de normalidade”.

“Qualquer pessoa que esteja totalmente vacinada pode participar de atividades interiores e exteriores – de grande ou pequena dimensão – sem usar máscara ou distanciando-se fisicamente”, disse Walensky em conferência de imprensa na Casa Branca.

Aqueles que estiverem “totalmente vacinados podem começar a fazer as coisas que interromperam por causa da pandemia”, adiantou.

Walensky disse ainda que a mudança se deve ao facto de milhões de pessoas terem sido vacinadas, comprovando a eficácia da vacinação.

Os EUA consideram totalmente vacinadas pessoas que receberam há mais de duas semanas a última dose de vacina contra a Covid-19.

O que não é ainda claro é de que forma é feita a prova de que um indivíduo está totalmente vacinado.

Graças à campanha agressiva de vacinação do país, os casos de vírus estão ao nível mais baixo desde setembro e as mortes estão em mínimos desde abril.

A taxa de positividade de testes para a Covid-19 está no ponto mais baixo desde o início da pandemia, de acordo com as autoridades.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Infarmed suspende a venda de 33 medicamentos genéricos em Portugal

Em comunicado enviado ao HealthNews.pt, o Infarmed anunciou a suspensão de 33 medicamentos genéricos no mercado português, após a identificação de não conformidades regulamentares significativas numa inspeção de Boas Práticas Clínicas (BPC) à empresa Synapse Labs Pvt. Ltd, na Índia.

Especialistas discutem morte súbita e doenças raras

Numa mesa-redonda envolvendo dois destacados especialistas, João de Sousa e Luís Brito Avô, a discussão sobre Morte Súbita (MS) e Doenças Raras (DRs) foi marcada por uma análise profunda e relevante para a prática clínica.

Debate sobre doenças hepáticas no 30.º CNMI

No decorrer do 30.º CNMI, Cristiana Batouxas assumiu um papel central na sessão “Caso Clínico com o Perito – Doenças Hepáticas”, proporcionando uma abordagem interativa e informativa sobre temas cruciais relacionados à hipertensão portal clinicamente significativa e à doença hepática crónica avançada (DHC).

O papel integrador do internista no tratamento do AVC

Numa sessão marcada pela reflexão sobre o papel do médico internista no tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC), Helena Vilaça, palestrante destacada, enfatizou a importância de uma abordagem integradora e proativa no cuidado a esta condição neurológica.

A importância da vacina de dose elevada para populações vulneráveis

Durante o 30.º Congresso Nacional de Medicina Interna (CNMI), Bruno Almeida apresentou a palestra intitulada “Proteção para além da gripe: solução para as populações mais vulneráveis”. A sessão teve como principal objetivo discutir a eficácia e segurança da vacina de dose elevada para a influenza e a sua importância para populações vulneráveis, comparando-a com a vacina de dose standard.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights