População vacinadas diz adeus às máscaras nos EUA

14 de Maio 2021

Os Estados Unidos vão acabar com a obrigatoriedade de máscaras faciais para pessoas vacinadas, incluindo nalguns ambientes fechados, devido à evolução favorável do combate à pandemia de Covid-19, uma mudança saudada pelo presidente Joe Biden. 

“Hoje é um grande dia para a América”, disse Biden num discurso na Casa Branca, na zona exterior do Jardim das Rosas, em que anunciou a nova orientação.

Antes, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) reviram as suas orientações para pessoas totalmente vacinadas, permitindo que estas deixem de usar máscaras ao ar livre em multidões e na maioria dos ambientes fechados.

Contudo, é ainda exigido o uso de máscaras em ambientes fechados lotados, como autocarros, aviões, hospitais ou prisões.

Mas a nova orientação é vista como um primeiro passo para reabrir locais de trabalho, escolas e outros locais e até para eliminar a necessidade de distanciamento social para aqueles que estão totalmente vacinados.

Rochelle Walensky, diretora dos CDC, afirmou que o “ansiado momento” permite “voltar a algum sentido de normalidade”.

“Qualquer pessoa que esteja totalmente vacinada pode participar de atividades interiores e exteriores – de grande ou pequena dimensão – sem usar máscara ou distanciando-se fisicamente”, disse Walensky em conferência de imprensa na Casa Branca.

Aqueles que estiverem “totalmente vacinados podem começar a fazer as coisas que interromperam por causa da pandemia”, adiantou.

Walensky disse ainda que a mudança se deve ao facto de milhões de pessoas terem sido vacinadas, comprovando a eficácia da vacinação.

Os EUA consideram totalmente vacinadas pessoas que receberam há mais de duas semanas a última dose de vacina contra a Covid-19.

O que não é ainda claro é de que forma é feita a prova de que um indivíduo está totalmente vacinado.

Graças à campanha agressiva de vacinação do país, os casos de vírus estão ao nível mais baixo desde setembro e as mortes estão em mínimos desde abril.

A taxa de positividade de testes para a Covid-19 está no ponto mais baixo desde o início da pandemia, de acordo com as autoridades.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights