Sindicato dos Farmacêuticos diz que foi “dado o primeiro passo” para começar negociações

24 de Maio 2024

O Sindicato Nacional dos Farmacêuticos (SNF) afirmou hoje à agência Lusa que "foi dado o primeiro passo” para o início de negociações com o Ministério da Saúde.

“Foi uma reunião rápida, mas foi-nos apresentado um protocolo negocial já calendarizado, com um dos principais temas que a nós nos preocupava, que tem a ver com as condições remuneratórias da carreira dos farmacêuticos. Digamos que foi dado o primeiro passo para se iniciar um diálogo, que espero que venha a ser frutuoso”, disse o presidente do SNF, Henrique Reguengo, à saída de uma reunião no Ministério da Saúde, em Lisboa.

Henrique Reguengo referiu que já é um ponto “muito positivo” falar sobre as matérias que preocupam os farmacêuticos.

“Só com a continuação destas negociações é que poderemos dizer se as coisas correm no sentido positivo ou não, mas pelo menos esta abertura e este posicionamento para falar daquilo que é verdadeiramente importante nós consideramos muito positivo”, sublinhou.

À Lusa, o dirigente sindical acrescentou que já foram agendadas reuniões até agosto, indicando que a próxima irá realizar-se em 21 de junho.

Na última reunião com a tutela, em abril, o SNF foi reivindicar a atualização das grelhas salariais, a contagem integral do tempo de serviço no SNS para a promoção e progressão na carreira, a adequação do número de farmacêuticos às necessidades do serviço público e o reconhecimento por parte do Ministério da Saúde do título de especialista.

A ministra da Saúde começou hoje as reuniões às 10:00 com os representantes dos médicos, seguindo-se vários sindicatos dos enfermeiros e o SNF, que deixou o Ministério pelas 18:15.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights