PSD pede esclarecimentos ao Governo sobre voos entre Reino Unido e Portugal

14 de Maio 2021

O PSD pediu esta sexta-feira esclarecimentos ao Governo sobre as atuais limitações às viagens não essenciais para a União Europeia, a poucos dias do levantamento de restrições de viagens do Reino Unido para Portugal, alertando para um “cenário de incerteza”.

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, o deputado do PSD Cristóvão Norte lembrou que “a 07 de maio, o Reino Unido levantou as restrições a viagens não essenciais para Portugal”, colocando o país, “por razões epidemiológicas, na lista verde e, desse modo, “permitindo a retoma da atividade turística”.

“Essa decisão do Reino Unido resultou num avassalador aumento das reservas, num incremento do número de voos, na contratação de pessoal por parte das atividades hoteleiras e restauração e, no fim de contas, na abertura de uma nova página de esperança para que a retoma fosse empreendida de forma mais célere”, apontou.

O deputado continuou, referindo que no passado dia 03 de maio, a Comissão Europeia propôs aos Estados-membros um alívio das atuais restrições às viagens não essenciais para a União Europeia, sugerindo designadamente que seja permitida a entrada a cidadãos de países terceiros já vacinados contra a Covid-19.

Nesses dois critérios, argumentou o social-democrata, “o Reino Unido está muito bem posicionado”.

“Não obstante tudo isto, o Governo português, ainda que sabendo da importância desta matéria para o país, tratou da matéria com total leviandade. A inação do Governo português é dramática, resulta num impasse nestas relações com o Reino Unido”, lamentou, alertando que faltam apenas três dias para o levantamento de restrições de viagens do Reino Unido para Portugal.

Neste contexto, o PSD dirigiu hoje, com caráter de urgência, uma pergunta ao Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, a pedir esclarecimentos sobre a matéria, apelando a uma solução urgente.

“Está nas mãos de Portugal tomar essa decisão, Portugal lidera o Conselho Europeu, estamos sob a presidência portuguesa, a Comissão Europeia fez uma proposta que vai no sentido dos interesses de Portugal e ainda assim, neste momento, a três dia deste marco importante , tal como foi reconhecido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e pela secretária de Estado do Turismo, não há uma decisão”, apontou.

O deputado alertou ainda que a atual incerteza conduz “a um cancelamento de reservas, a incerteza que prejudica as perspetivas do turismo nacional e a um prejuízo muito significativo para a economia”.

“Relembro até, que já está autorizada a realização da final da Liga dos Campeões no Porto, dia 29 [de maio], portanto antecipa-se que a decisão das autoridades europeias venha a ser revista. A questão é: se Portugal tem interesse que fosse revista o mais cedo possível e se Portugal lidera neste momento o Conselho Europeu, porque razão Portugal, conhecendo todos estes elementos críticos, não tomou a iniciativa em algo que é do interesse vital para a recuperação económica do país e para a normalização da atividade turística em concreto”, rematou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights