Sondagem indica que mais de 80% dos japoneses opõe-se à realização dos Jogos Olímpicos este verão

17 de Maio 2021

Mais de 80% dos japoneses opõem-se à realização dos Jogos Olímpicos este verão, de acordo com uma nova sondagem divulgada esta segunda-feira, menos de dez semanas antes do evento, adiado em 2020 por causa da pandemia.

A sondagem de opinião foi conduzida pelo diário Asahi, depois de o Governo japonês ter decidido na sexta-feira alargar o estado de emergência sanitária a nove regiões do país, que enfrenta uma quarta vaga de infeções com o novo coronavírus que está a colocar o sistema de saúde sob pressão.

A sondagem revelou que 43% dos inquiridos querem que os Jogos sejam cancelados e 40% que sejam novamente adiados. Estes números são superiores aos 35% que apoiaram o cancelamento numa sondagem realizada pelo mesmo jornal há um mês, com 34% a defenderem um novo adiamento.

Apenas 14% são a favor da realização dos Jogos como planeado, de 23 de julho a 08 de agosto, de acordo com esta sondagem telefónica realizada a 1.527 pessoas.

Durante meses, todas as sondagens mostraram que a maioria do povo japonês se opõe à realização dos Jogos Olímpicos. Outra sondagem realizada pela agência noticiosa Kyodo, publicada no domingo, mostrou que 59,7% dos inquiridos eram a favor do cancelamento dos Jogos Olímpicos.

A organização tem afirmado repetidamente que a existência de medidas anti-pandémicas rigorosas, incluindo testes regulares aos atletas e uma proibição de espetadores estrangeiros, vão permitir a realização dos Jogos Olímpicos “em segurança”.

Contudo, a sondagem da Kyodo revelou que 87,7% dos inquiridos temem que o afluxo de atletas e delegações possa disseminar o coronavírus.

Até agora, o Japão teve um surto de Covid-19 menor do que o registado em muitos países, com cerca de 11.500 mortes contabilizadas oficialmente desde o início de 2020, mas o Governo está a ser alvo de críticas devido a atrasos no programa de vacinação.

De acordo com a sondagem da Kyodo, 85% dos inquiridos consideram o programa lento e 71,5% estão insatisfeitos com a forma como o Governo está a lidar com a crise sanitária.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights