Itália abandona uso obrigatório de máscara no exterior a 28 de junho

22 de Junho 2021

A Itália, um dos países europeus mais afetados pela pandemia de Covid-19, vai abolir a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre a partir de dia 28 de junho, divulgou na segunda-feira o Ministério da Saúde.

“A partir de 28 de junho acabamos com a obrigação de usar máscaras ao ar livre”, anunciou, através da sua conta na rede social Facebook, o ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza.

Esta medida aplica-se às regiões classificadas como ‘zona branca’, onde a propagação do vírus é mais baixa, que atualmente inclui toda a Itália à exceção do Vale de Aosta, no norte.

O anúncio surge após o parecer favorável do Comité Técnico Científico (CTS), responsável pela gestão da pandemia naquele país, que decidiu que, mesmo deixando a máscara de ser necessária numa região considerada ‘zona branca’, esta deve estar ao alcance, sempre que exista algum risco associado, como em aglomerações.

Segundo as previsões dos especialistas, todas as regiões italianas devem ser classificadas como ‘zona branca’ a partir de 28 de junho.

Itália registou ontem apenas 21 mortes e 495 novos casos de Covid-19, sendo que algumas das regiões não assinalaram qualquer nova morte.

Primeiro país da Europa a registar um surto de Covid-19 no primeiro trimestre de 2020, Itália já registou 127.291 mortes desde o início da pandemia e 4,25 milhões de pessoas infetadas.

Atualmente, 30% da população com mais de 12 anos está vacinada, ou seja, perto de 16 milhões de pessoas.

Mais de 46 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 já foram administradas a uma população total de 60 milhões de pessoas.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.868.393 mortos no mundo, resultantes de mais de 178,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights