Brasil regista mais de 600 mortos e 27.804 casos nas últimas 24 horas

29 de Junho 2021

O Brasil registou 618 mortos e 27.804 casos de Covid-19, totalizando 514.092 óbitos e 18.448.402 infeções desde a chegada da pandemia ao país, em fevereiro de 2020, informou o executivo brasileiro.

Os números ficaram abaixo da média registada na semana passada, quando o Brasil atingiu um novo recorde diário de infeções pelo SARS-CoV-2 (115.228 casos na quarta-feira). Contudo, as autoridades de saúde do país justificam essa discrepância com a falta de recursos humanos para processar os dados ao fim de semana, acabando por serem consolidados às terças-feiras.

Neste momento, o Brasil é o segundo com mais óbitos em todo o mundo, depois dos Estados Unidos, e o terceiro com mais casos, superado pelos norte-americanos e pela Índia, encontrando-se a atravessar uma terceira vaga da pandemia, segundo especialistas.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde brasileiro, a taxa de incidência da doença no país, com 212 milhões de habitantes, é hoje de 245 mortes e 8.779 casos por 100 mil habitantes.

São Paulo continua a ser o foco da pandemia no país, concentrando 3.700.378 diagnósticos positivos de SARS-CoV-2 e 126.112 vítimas mortais.

O Distrito Federal (DF), que engloba a capital do Brasil, Brasília, começou esta segunda-feira a vacinar contra a Covid-19 a sua população sem-abrigo com o imunizante da Janssen, de dose única.

“Como a vacina Janssen é de dose única, esse público já sai daqui imunizado. Isso é muito importante, pois essas pessoas não costumam voltar para tomar a segunda dose da vacina. Isso ocorreu em outros Estados que aplicaram vacinas que necessitavam de duas doses”, disse à imprensa local a gerente de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais da Secretaria de Saúde do DF, Denise Ocampos.

“Alguns perdem o cartão, outros se recusam a vacinar novamente”, acrescentou Denise.

De acordo com o Governo do Distrito Federal, a estimativa é que existam cerca de 2.200 pessoas em situação de rua na região.

“Estamos a priorizar, neste primeiro momento, a população não abrigada, pois estão mais expostos à Covid-19 e a outros agravantes”, explicou a gerente, citada pelo portal de notícias G1.

A primeira pessoa sem-abrigo a ser vacinada no Distrito Federal foi Cleomar Ferreira dos Santos, de 53 anos, que considerou “uma vitória” ter sido imunizada, porque “tinha medo” de não conseguir receber o antídoto.

Até ao momento, cerca de 12% da população brasileira recebeu a imunização completa contra a Covid-19.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 3.925.816 de vítimas em todo o mundo, resultantes de 181.026.547 casos de infeção diagnosticados oficialmente, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights