Associação quer vacinação de jovens diabéticos entre os 12 e 15 anos

7 de Julho 2021

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) quer prioridade na vacinação de jovens com diabetes entre os 12 e 15 anos. O apelo surge numa altura em que a DGS admite a possibilidade de vacinar adolescentes com mais de 12 anos.

De acordo com a pediatra coordenadora da APDP, Raquel Coelho, a infeção por Covid-19 pode ter impacto negativo em casos “de mau controlo metabólico”. Neste sentido, defende que “agora que se começa a discutir a vacinação dos jovens, recomendamos que seja dada prioridade” dos jovens dibéticos.

Recentemente a Região Autónoma da Madeira anunciou a intenção de ter todos os alunos a partir do 3.º ciclo vacinados até ao início do próximo ano letivo.

“A vacinação generalizada é uma ferramenta crítica para ajudar a conter a pandemia. O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças e a Agência Europeia de Medicamentos concluíram que os benefícios da vacina em jovens entre os 12 e os 15 anos ultrapassam largamente os eventuais riscos associados. Neste grupo etário, a eficácia e os efeitos secundários das vacinas parecem ser similares aos do grupo de maiores de 16 anos”, esclarece João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP.

Atualmente, os jovens com diabetes e idade maior ou igual a 16 anos já estão a ser vacinados.

O coordenador da Comissão Técnica de Vacinação Contra a Covid-19 anunciou esta quarta-feira que a vacinação das faixas etárias acima dos 12 anos está a ser analisada e o parecer deverá estar  pronto antes do arranque do ano letivo.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights