Ingleses que regressam de França obrigados a fazer quarentena

17 de Julho 2021

Moradores do Reino Unido vindos de França, mesmo que totalmente vacinados contra a covid-19, terão de continuar a fazer quarentena quando chegam a Inglaterra, anunciou sexta-feira o governo britânico, criando uma exceção para aquele país.

O governo tinha anunciado que as pessoas totalmente vacinadas residentes no Reino Unido e provenientes de países classificados como “laranja” – entre os quais se encontravam França, Itália ou Espanha – deixavam de ficar em quarentena a partir da próxima segunda-feira.

“No entanto, isso não se aplicará à França devido à persistente presença de casos na França da variante Beta (do coronavírus), que foi identificada pela primeira vez na África do Sul”, anunciou hoje o Ministério da Saúde citado pela agência de noticias France Presse (AFP).

Assim, qualquer pessoa que tenha ficado em França nos últimos 10 dias antes de chegar à Inglaterra precisará de fazer uma auto-quarentena.

As regras definem que a quarentena pode ser feita na própria casa e que se devem fazer testes de despistagem da covid-19 dois e oito dias após a chegada ao país.

“Deixámos sempre claro que não hesitaríamos em agir rapidamente nas nossas fronteiras para impedir a disseminação da covid-19 e proteger as conquistas do nosso programa de vacinação bem-sucedido”, disse o ministro da Saúde, Sajid Javid, num comunicado citado pela AFP.

Lembrando que na próxima segunda-feira serão levantadas praticamente todas as restrições, Javid disse estar empenhado em “garantir que as viagens internacionais sejam o mais seguras possível para proteger as fronteiras da ameaça de variantes”.

O Reino Unido é um dos países europeus mais afetados pela covid-19, que ali já matou mais de 128.500 pessoas e, nos últimos tempos, registou um aumento de novos casos, chegando a ultrapassar os 50 mil casos diários na passada sexta-feira, o que era inédito desde janeiro.

O primeiro-ministro Boris Johnson anunciou o levantamento de praticamente todas as restrições restantes na Inglaterra a partir de segunda-feira, incluindo a obrigatoriedade de usar máscaras e as regras de distanciamento social.

A campanha de vacinação lançada no início de dezembro permitiu que mais de dois terços dos adultos fossem totalmente vacinados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights