Cuba vai receber doação de medicamentos para enfrentar terceira vaga

20 de Julho 2021

Cuba vai receber medicamentos e mantimentos doados pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pela Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) para enfrentar a terceira e pior vaga da pandemia de covid-19 naquele país.

A OPAS vai enviar para Cuba, nos próximos dias, um carregamento de 12 toneladas de medicamentos, exames laboratoriais e máscaras, entre outros produtos, revelou hoje aquela organização, citada pelos meios de comunicação estatais.

Também o CELAC vai apoiar a ilha através da doação de 800 mil seringas para a vacinação contra a covid-19, noticia a agência EFE.

“Agradecemos o gesto de solidariedade de apoio da CELAC, presidida pelo México, como parte do plano regional para enfrentar a pandemia de covid-19 ‘#ACubaPonleCorazón’”, destacou o Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, através de uma mensagem na rede social Twitter.

Cuba está atualmente a desenvolver vacinas para combater a covid-19, sendo que as fórmulas Abdala e Soberana 02 são as duas mais avançadas das cinco criadas pelas suas instituições científicas.

Abdala, fármaco injetável de três doses que apresentou uma eficácia de 100%, segundo as avaliações finais da terceira fase de ensaios clínicos recentemente divulgados, já recebeu autorização para utilização de emergência, sendo a primeira vacina latino-americana para combater o SARS-Cov-2.

Já a vacina Soberana 02 aguarda ainda autorização, após ter apresentado uma eficácia de 91,2%, tendo um esquema de duas doses a que se juntará um suplemento extra ‘Soberana Plus’.

Mais de três milhões de cubanos, dos 11,2 milhões que habitam a ilha, receberam pelo menos uma dose destas fórmulas, durante os ensaios clínicos e estudos desenvolvidos.

Até ao momento, 2,1 milhões de pessoas já foram imunizadas, um número que representa 18,8% da população, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

Cuba não comprou vacinas no mercado internacional, nem faz parte do mecanismo da Organização Mundial da Saúde criado para que países menos desenvolvidos tenham acesso a elas.

A ilha atravessa um momento de emergência sanitária, provocada pelo elevado número de novas infeções diárias, com o epicentro da pandemia a atingir a província ocidental de Matanzas.

Milhares de pessoas saíram à rua nesta região na semana passada, em protestos antigovernamentais para demonstrar a insatisfação com a escassez de alimentos, medicamentos, produtos básicos e ainda as falhas de energia.

Após estes acontecimentos inéditos em mais de 60 anos em Cuba, o Governo ordenou várias medidas, uma delas em vigor desde hoje, que permite aos viajantes cubanos e estrangeiros importarem alimentos, produtos de limpeza e medicamentos, sem limite de valor e sem pagarem as taxas aduaneiras estabelecidas.

Esta regra, com autorização excecional de emergência, é válida até 31 de dezembro e visa amenizar a escassez desses produtos devido à crise económica, atribuída pelas autoridades devido à pandemia e ao embargo financeiro e comercial dos Estados Unidos.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.093.263 mortos em todo o mundo, entre mais de 190,3 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights