MSD e ANF reforçam papel do farmacêutico no acompanhamento dos doentes

27 de Julho 2021

Para responder às atuais necessidades dos doentes e promover o conhecimento dos farmacêuticos a MSD Portugal, em parceria com a Escola de Pós-graduação em Saúde e Gestão da ANF, organizaram uma formação sobre sinais e sintomas do cancro do pulmão. A iniciativa surge numa altura em a pandemia atrasou a deteção precoce de várias doenças.

Tendo em conta que o cancro do pulmão é um dos tumores mais prevalentes em Portugal, com mais de cinco mil casos por ano, e com a maior taxa de mortalidade, a sessão “Cancro do Pulmão: como pode o farmacêutico mudar a vida do doente” juntou centenas de farmacêuticos. O evento teve como principal objetivo capacitar profissionais na identificação de sinais e sintomas do cancro do pulmão.

O adiamento de consultas e da realização de exames, bem como o receio de procurar aconselhamento médico conduziram a diagnósticos bastante tardios deste carcinoma, reduzindo as opções de tratamento.

A iniciativa, que alerta para o papel do farmacêutico no acompanhamento dos doentes, contou com a participação de mais de 300 participantes.

Nesta sessão, o Dr. Fernando Barata, diretor do Departamento de Oncologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, teve a oportunidade de explicar a importância da deteção precoce dos sinais e sintomas do cancro do pulmão, mas também de dotar a assistência de mais conhecimento sobre a prevalência, os fatores de risco e os tratamentos desta condição oncológica.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM defende gestão pública dos hospitais

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) opõe-se à entrega da gestão de hospitais do SNS ao setor privado, alertando para riscos na qualidade dos serviços e condições laborais dos profissionais de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights