DGS anuncia que 57% dos portugueses já tem a vacinação completa

4 de Agosto 2021

Um total de 57% da população residente em Portugal tem a vacinação completa contra a Covid-19, revela o relatório de vacinação esta terça-feira divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Ao todo, até domingo, 5,85 milhões de pessoas (57%) tinham concluído o esquema vacinal.

Segundo o relatório, publicado habitualmente todas as terças-feiras, 7,05 milhões de pessoas (69%) tomaram pelo menos uma dose.

Em Portugal, a campanha de vacinação contra a Covid-19 iniciou-se em 27 de dezembro de 2020, sendo administradas atualmente as vacinas de dose única (Janssen) e de dose dupla (Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca).

Comparativamente ao relatório precedente, numa semana o número de pessoas com a vacinação completa cresceu 5%, ao passo que com a primeira dose foi de 2%.

Os dados mais recentes da campanha de vacinação recuam até domingo, 01 de agosto, e abrangem a inoculação de pessoas a partir dos 16 anos.

Os jovens dos 16 aos 17 anos incluídos no relatório, nomeadamente com Trissomia 21, têm indicação para vacinação (com a vacina da Pfizer/BioNTech) ao abrigo de uma norma da DGS sobre grupos prioritários que foi atualizada em março de 2021.

As regiões do Alentejo e do Centro são as que continuam com o processo de vacinação mais avançado, respetivamente com 61% e 60% da população com o ciclo vacinal completo.

Em contrapartida, Lisboa e Vale do Tejo e o Norte, onde se concentra o aumento de novas infeções, têm menor percentagem da população com a vacinação concluída, respetivamente 55% e 56% das pessoas.

Contudo, as duas regiões, mais populosas, foram as que mais vacinaram na semana de 26 de julho a 01 de agosto: mais 200.697 pessoas no Norte e mais 196.152 pessoas em Lisboa e Vale do Tejo.

Por faixas etárias, a dos 25-49 anos foi a que avançou mais na vacinação na última semana, com 50% das pessoas (1,6 milhões) a terem o ciclo vacinal concluído, seguindo-se os jovens dos 18-24 anos, com 12% (90.620) com o esquema completo e 20% (157.703) com pelo menos uma dose administrada.

As pessoas mais velhas, que começaram a ser vacinadas mais cedo, estão entre as mais imunizadas, com 86% (50-64 anos) a 96% (65 anos em diante) com a vacinação completa.

O relatório contabiliza, ainda, entre os jovens dos 16 aos 17 anos abrangidos pela excecionalidade prevista na norma de março da DGS, 5.496 com a primeira dose da vacina Pfizer/BioNTech e 2.880 com a segunda e última dose.

Portugal recebeu 13,6 milhões de doses de vacinas e distribuiu 12,5 milhões.

No país, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.397 pessoas e foram registados 974.203 infetados, de acordo com o mais recente boletim da DGS.

A Covid-19 é uma doença respiratória causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e que se disseminou rapidamente pelo mundo.

A variante Delta do vírus, mais contagiosa, prevalece acima dos 95% em todas as regiões portuguesas, sendo de 100% no Norte, no Algarve e na Madeira, segundo o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights